Foto: Renato Pizzutto/Band
Premiação acontece às 19h em Brasília com transmissão pelo YouTube
Após saírem como vencedoras na etapa estadual, nove cidades de Santa Catarina disputam a etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024, que será realizada na noite desta segunda-feira (1º) em Brasília. A transmissão do evento poderá ser acompanhada ao vivo no canal da Band Jornalismo no YouTube.
A edição deste ano leva o nome de “Evolução”, e avalia o desempenho dos municípios ao longo dos últimos quatro anos de mandato. A premiação reconhece prefeitos por suas boas práticas de gestão pública para melhorar os serviços prestados aos cidadãos. O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila.
Para definir os vencedores, a premiação utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) para analisar dados públicos e oficiais de diversas fontes, como o DATASUS, o MEC e portais de transparência. Os municípios são ranqueados nos Pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Saúde e Bem Estar; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão
Veja os municípios que disputam a etapa nacional e a posição na etapa estadual
Herval d’Oeste
Vencedora na categoria Prêmio Principal Cidade Excelente entre os municípios com menos que 30 mil habitantes.
Criciúma
Vencedora na categoria Prêmio Principal Cidade Excelente e no pilares Sustentabilidade, e finalista nos pilares Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Saúde e Bem Estar entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
Joinville
Finalista no Prêmio Principal Cidade Excelente e nos pilares Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
São Bento do Sul
Vencedora na categoria Prêmio Principal Cidade Excelente e nos pilares Educação e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência entre os municípios de 30 mil a 100 mil habitantes.
Irineópolis
Vencedora no pilar Educação entre os municípios com menos que 30 mil habitantes.
Nova Erechim
Vencedora no pilar Saúde e Bem Estar entre os municípios com menos que 30 mil habitantes.
Chapecó
Vencedora no pilar Saúde e Bem Estar entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
Balneário Camboriú
Vencedora no pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana e finalista no pilar Sustentabilidade entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
Itajaí
Vencedora no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e finalista no pilar Saúde e Bem Estar entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.