22 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Cultura

Dança em Trânsito: 22ª edição traz espetáculos gratuitos para Florianópolis

Foto: Divulgação/ Dança em Trânsito

A ação acontece nesta sexta-feira (5)

Nesta sexta-feira (5), Florianópolis recebe o festival internacional Dança em Trânsito, com apresentações gratuitas na Praça XV de Novembro a partir das 18h. Este evento, que é um dos mais reconhecidos no cenário da dança contemporânea, traz para a Capital quatro espetáculos.

O Grupo Tápias, vindo do Rio de Janeiro, traz a performance “Portátil”. A Renato Vieira Cia de Dança, também do Rio de Janeiro, apresentará “Suíte Rock: The Dark Side”, além de uma peça resultante de uma residência artística. De Mato Grosso do Sul, a bailarina Frantielly Khadija apresentará a performance “Só”.

 

Em 2024, o Dança em Trânsito comemora 22 anos de existência, destacando-se por suas apresentações diversificadas, formação, capacitação e intercâmbio cultural entre grupos de dança de várias partes do mundo. Esta edição do festival itinerante, que começou em 20 de junho em Belo Horizonte, passará por 33 cidades brasileiras, incluindo 10 capitais, envolvendo 31 companhias que ocupam palcos e espaços públicos com uma série de atividades que promovem a difusão da dança, como residências de criação, intercâmbios culturais, workshops, rodas de conversa e oficinas. Em Santa Catarina, o festival já passou por Alto Bela Vista na quarta-feira (3), antes de chegar a Florianópolis.

A diretora artística e curadora do festival, Giselle Tápias, ressalta o aumento expressivo na participação de bailarinos de todo o país “Além de estendermos o calendário do Dança em Trânsito durante quase o ano todo, o festival também conseguiu um crescimento muito significativo de participação de bailarinos de todos os cantos do país nas residências de criação, que recebeu este ano quase duas mil inscrições.” Desde sua criação em 2002, o Dança em Trânsito já realizou mais de 1.272 apresentações, envolvendo 114 companhias de 21 países e atingindo um público de mais de 100 mil pessoas.

O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que promove a dança contemporânea em 41 cidades ao redor do mundo. A 22ª edição do Dança em Trânsito é apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, Volkswagen Caminhões e Ônibus, e Engie Brasil Energia.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão