Fotos: CNEN/Divulgação
Comissão Nacional de Energia Nuclear pede que, se encontrados, população mantenha distância
O Governo Federal, por meio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), divulgou um alerta nessa quinta-feira (4) sobre o roubo de um veículo que transportava fontes radioativas na cidade de São Paulo.
Em nota, a CNEN pede que, caso encontrados, a população mantenha uma distância segura dos materiais e que contate imediatamente o órgão pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia.
“Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, afirmou o informe.
Ainda segundo a CNEN, no momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O que é radiação ionizante?
A radiação ionizante é aquela que tem energia suficiente para remover elétrons dos átomos, criando então os íons, explica o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Fontes de radiação são encontradas comumente em equipamentos de raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia.
Dependendo da intensidade e da duração da exposição, a radiação pode trazer benefícios ou riscos à saúde. Entre os principais danos está o desenvolvimento de câncer. O risco da doença depende da dose, da duração da exposição à radiação, da idade em que se deu a exposição e de outros fatores como, por exemplo, a sensibilidade dos tecidos frente aos efeitos carcinogênicos da radiação
Ainda segundo o INCA, entre os principais efeitos agudos causados por uma dose forte de radiação estão náuseas, fraqueza, perda de cabelo, queimaduras na pele ou diminuição da função orgânica. Já a exposição crônica a radiação pode causar alterações no DNA e câncer.