Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Chegada de nova massa de ar frio traz mudança brusca no tempo e risco de inundações
Depois do final de semana mais gelado do ano e de alguns dias de retorno do calor em Santa Catarina, o terceiro fim de semana do inverno terá um novo declínio nas temperaturas e a volta da chuva intensa no estado. De acordo com meteorologistas da Defesa Civil, as instabilidades no tempo são proporcionadas pela passagem de uma frente fria.
A virada no tempo começa a ser observada já nesta sexta-feira (5), com uma queda acentuada nas temperaturas em relação aos dias anteriores até a manhã do sábado (6). A chegada dessa massa de ar frio irá afetar todas as regiões catarinenses, mas em especial o Planalto Sul e o Litoral Sul, que devem registrar as mínimas mais baixas.
Além do frio, a partir do sábado, o estado deve ficar em alerta para as chuvas persistentes e por vezes intensas, que resultam em acumulados elevados com risco para inundações em algumas partes. No começo do fim de semana, as instabilidades ficam restritas à metade sul de SC, principalmente entre o Planalto Sul e o Litoral Sul, e avançam para a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte catarinense no domingo (7).
Segundo a Defesa Civil, os maiores acumulados devem ficar concentrados entre o Litoral Sul e o Planalto Sul, com volumes de 100 a 150 mm e pontuais em torno de 200 mm. Nestas áreas, a chuva mais intensa é esperada entre a noite de sábado e a manhã do domingo. Nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, Alto Vale do Itajaí e Litoral Norte, os acumulados variam de 50 a 75 mm, enquanto ficam em torno de 30 a 50 mm no restante do estado.
Por conta dos volumes de chuva previstos, há há risco de inundações nas áreas do Extremo Sul do estado que fazem divisa com o RS, onde os níveis freático e de lagoas já estão elevados e com comunidades já atingidas, como na bacia hidrográfica do rio Mampituba.
Confira a previsão por dia
Sábado
No sábado, a frente avança e favorece chuva de forma abrangente pelo estado, começando pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, em especial no Litoral Sul e Oeste, onde os volumes podem ser mais expressivos, trazendo risco moderado a pontualmente alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas. Nas demais áreas, entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, o tempo nublado predomina na maior parte do dia, com chuva ocasional a qualquer hora, principalmente entre o final da tarde e a noite, iniciando com fraca intensidade.
Com o tempo fechado e os ventos de sul, a sensação será de frio no estado, inclusive à tarde, quando as temperaturas máximas não passam de 15°C na maior parte das regiões, ficando próximas dos 4°C a 6°C nas áreas serranas e nos pontos mais altos da Grande Florianópolis serrana.
Domingo
No domingo, a frente fria avança ainda mais para a norte e se posiciona sobre o estado, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva, algumas pontualmente intensas, a qualquer momento do dia em várias regiões. Os ventos apresentam fraca intensidade e de direção sul com rajadas entre 40 e 50 km/h nas áreas litorâneas.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão
No amanhecer, as temperaturas variam de 4°C a 7°C nos pontos mais altos da Serra e de 7°C a 10°C no Extremo Oeste, Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí, e de 10°C a 13°C nas demais regiões. À tarde, em função da chuva e da influência do ar frio, as temperaturas apresentam pouca variação com marcas entre 5°C e 7°C na Serra e Grande Florianópolis Serrana e de 8°C a 14°C nas demais regiões.
Próxima semana
Na segunda (8) e na terça-feira (9), o tempo segue nublado e chuvoso em praticamente todas as regiões, especialmente entre o Planalto Norte e Litoral Norte, mantendo o risco para alagamentos e enxurradas pontuais. Além disso, as temperaturas também permanecem mais baixas, inclusive à tarde.