Abrigos foram abertos para receber famílias atingidas. Imagem: Reprodução: PMRS.
Esta é a terceira enchente no município em 2024
A cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, amanheceu nesta segunda-feira (08) com vários pontos de alagamentos. Durante a manhã o nível do rio Itajaí-Açú estava em 7,25 metros na altura da ponte Don Tito Buss. Apesar do aumento do nível do rio os serviços públicos, como saúde e educação, funcionam normalmente.
A Defesa Civil de Rio do Sul informou que segue de plantão acompanhando o nível do rio Itajaí-Açu e das barragens Sul e Oeste, de Ituporanga e Taió. Esta é a terceira enchente que atinge a cidade neste ano e o órgão atua em nível de emergência.
O diretor interino da Defesa Civil de Rio do Sul, James Rides da Silva, informou que a situação é tranquila, mas recomenda cuidados em função da previsão de chuvas. “Vamos acompanhar as previsões emitidas pela Defesa Civil Estadual e avaliar a situação em Rio do Sul. São poucos registros de ruas com alagamento, mas como temos indicação de mais chuva, manteremos a cota de 8 metros por prudência”, comentou.
A barragem de Taió permanece com as sete comportas fechadas. Já a de Ituporanga, que passa por manutenção, está com três comportas abertas e duas fechadas.
Ruas interditadas
A rua Wenceslau Borini, na região da ponte do ribeirão Canoas, também conhecida como “ponte da Ximbica”, continua com água sobre a pista e a passagem de veículos interditada. Os motoristas devem utilizar desvios.
A rua Pedro Avelino, que liga o bairro Barra do Trombudo até a BR-470 no trevo de acesso a Laurentino, tem uma lâmina de água sobre a pista na manhã de hoje. A Guarda Municipal acompanha o local e indica que os motoristas procurem caminhos alternativos.
Abrigos abertos para receber moradores
Foram abertos três abrigos em Rio do Sul, dois no bairro Bela Aliança e um no bairro Taboão.Até o momento 63 pessoas de 15 famílias foram abrigadas. A Secretaria de Assistência Social faz o acompanhamento das famílias, disponibilizando kits de limpeza para uso no local.
A recomendação é que os moradores não deixem animais domésticos sozinhos nas residências, eles devem ser levados para a casa de conhecidos, pois dentro dos abrigos não são permitidos, mas podem ficar em áreas fora dos alojamentos.
Locais abertos e recebendo pessoas e móveis
- Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança – Capela São Sebastião
- Salão da Sociedade Atiradores Bela Aliança, no bairro Bela Aliança
- Salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão