22 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva não dá trégua e fim de semana tem riscos de deslizamentos

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Defesa Civil emite atenções meteorológicas para o frio intenso e grandes acumulados de chuva

A chuva que se manteve persistente ao longo da semana na maior parte de Santa Catarina não deve dar trégua também neste fim de semana. Entre a tarde de ontem (11) e a manhã desta sexta-feira (12), foi observada precipitação persistente na região do Alto Vale do Itajaí, com acumulados que somaram valores médios entre 60 e 80mm. No decorrer de hoje, a chuva perde intensidade, ficando apenas nas áreas ao norte do estado, com acumulados que podem somar entre 10 e 30mm.

Entretanto, é entre sábado (13) e domingo que a chuva volta a ganhar força e traz riscos para o estado. Segundo a meteorologia da Defesa Civil, são esperados grandes volumes, que trazem inclusive o risco de alagamentos e deslizamentos em algumas regiões, pelo menos até o domingo (14).

 

A chuva intensa e volumosa é provocada por um novo sistema de baixa pressão, que se forma neste sábado. Os maiores volumes devem ocorrer entre a tarde e a noite, condição que se estende até a tarde do domingo. Uma atenção meteorológica foi emitida pela Defesa Civil alertando para os acumulados previstos, que podem somar valores entre 100 e 150 mm nas regiões do Meio Oeste, Planalto Norte, em todo o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, em especial nas áreas de encosta.

Condições trazem risco alto para alagamentos e enxurradas nas áreas em laranja do mapa, e moderado nas áreas em amarelo. Imagem: Defesa Civil/Reprodução

O acumulado de chuvas registradas ao longo dos últimos seis dias no Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, que alcançam entre 150 e 200mm, somado à previsão para o final de semana, traz ainda o risco de deslizamentos nessas áreas, aponta a geologia da Defesa Civil.

“Fluxos de detritos e queda de blocos seguem em risco Muito Alto para a região do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e Alto para o restante das regiões em Laranja no mapa. Vale ressaltar que o risco de movimentação do solo segue até a segunda-feira (15), devido ao solo encharcado necessitar de tempo para o escoamento e voltar a estabilidade”, aponta o geólogo Matheus Klein.

> Rio do Sul é atingida pela 4ª enchente de 2024

Frio intenso

Desde o início da semana, o tempo instável e chuvoso combinado a presença de uma massa de ar frio, têm mantido as temperaturas baixas em todas as regiões catarinenses, com valores que não ultrapassaram os 15°C. Este comportamento permanece em Santa Catarina pelo menos até a noite do sábado.

Para as madrugadas e amanheceres são esperadas temperaturas próximas a 0°C na Serra e em torno de 6°C entre os planaltos, Grande Oeste, parte do Alto Vale e da Grande Florianópolis Serrana. Nas demais regiões do estado, as mínimas tendem a variar entre 7 e 12°C. Já nas tardes, com a cobertura de nuvens e o predomínio do vento sul, as temperaturas máximas variam entre 8 e 10°C no Grande Oeste e planaltos e entre 12 e 15°C nas demais regiões, favorecendo a manutenção da onda de frio

Risco é moderado nas áreas em amarelo e alto nas áreas em laranja do mapa para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, vasculares e hipotermia. Imagem: Defesa Civil/Reprodução
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Previsão por região

Sexta-feira

Entre a tarde e a noite desta sexta-feira, uma nova baixa pressão atmosférica favorece o retorno das chuvas no nordeste de SC que, novamente, se mantêm persistentes e por vezes intensa, sobretudo entre o Vale do Itajaí e o norte catarinense. Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a circulação marítima mantém as chuvas frequentes ao longo do dia. Os ventos sopram de sul com rajadas de até 60 km/h nas áreas costeiras.

Sábado

O sábado já inicia com chuva entre o Vale do Itajaí e o norte do estado, mas a partir da tarde uma baixa pressão se intensifica e reforça as chuvas no restante de SC. Há condições para chuvas intensas em todas as regiões, que, por vezes, podem vir acompanhadas de temporais com raios e rajadas de vento, sobretudo no Grande Oeste.

As temperaturas seguem baixas durante todo o dia, com máximas que não devem passar dos 12°C na maioria das regiões. A exceção fica para as áreas costeiras, onde as máximas ficam na casa dos 14°C. A agitação marítima aumenta entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de sudeste entre 2,0 e 2,5m, configurando risco moderado.

Domingo

O domingo inicia com chuva em todas as regiões, mas a partir da tarde a baixa pressão se desloca para o mar, mantendo as chuvas concentradas apenas na metade leste do estado. Ainda há condições para chuvas persistentes e intensas, que resultam em acumulados elevados, principalmente entre a madrugada e a manhã do domingo.

As temperaturas continuam variando pouco na maior parte de SC ao longo do dia, mantendo a sensação de frio. Apenas no litoral e áreas próximas as máximas sobem um pouco mais em comparação aos dias anteriores, ficando entre 15 e 17°C. O mar segue agitado, com picos de ondas de até 3,0m entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.

Próxima semana

Na segunda-feira, a nebulosidade predomina e ainda há condições para chuvas no litoral catarinense, principalmente no Litoral Sul, por conta do fluxo de umidade do oceano em direção à costa. Já a partir da terça-feira (16), o tempo volta a ficar firme e o sol aparece em parte do estado. Nestes dias, o frio continua intenso pela manhã, mas as temperaturas sobem um pouco mais à tarde.