Foto: Prefeitura de Rio do Sul
Chuva dos últimos dias e previsão para o fim de semana coloca região em alerta; Rio do Sul em situação de emergência
Seguindo determinação do Governo do Estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) deslocou neste sábado (13) quatro equipes de Força Tarefa (FT) para o Alto Vale do Itajaí para atuar frente às previsões de fortes chuvas que devem afetar a região ao longo deste final de semana. A situação mais preocupante é em Rio do Sul, que decretou situação de emergência em função da quarta enchente a atingir a cidade neste ano.
Foram deslocadas equipes especializadas para atendimento de busca e resgate em enchentes e enxurradas de Curitibanos, Canoinhas, Balneário Camboriú e Itajaí, que atuarão em conjunto com o batalhão local. Também foi acionado o Arcanjo-3, aeronave do CBMSC, para se deslocar a Rio do Sul. Além das quatro FT acionadas, outras três estão em sobreaviso, nos municípios de os Lages, Blumenau, Florianópolis e São José, para realizar apoio se necessário.
“São acionamentos preventivos e que permitirão uma atuação muito rápida em caso de confirmação dos altos volumes de chuva previstos. Além das equipes já acionadas, permanecem na condição de sobreaviso equipes especializadas das mais diversas regiões do estado de Santa Catarina”, informa o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Jefferson de Souza.
Rio do Sul em situação de emergência
Entre a tarde de quinta e a manhã de sexta-feira (12), foram registrados acumulados médios de chuva entre 60 e 80mm no Vale do Itajaí. Até o momento, em Rio do Sul já foram abertos cinco abrigos, com 312 desalojados, nenhum desabrigado.
> Chuva não dá trégua e fim de semana tem riscos de deslizamentos
Os altos volumes de chuva causaram a elevação nos níveis dos rios na bacia hidrográfica do rio Itajaí, com destaque aos municípios de Rio do Sul e Laurentino que atingiram níveis de emergência, e Blumenau, Rio do Oeste e Ibirama que atingiram nível de alerta.
Outra ocorrência registrada em virtude da chuva foi no Norte do estado, na rua Romualdo Quint, em São Bento do Sul. Após um deslizamento uma cratera foi aberta na rua que ficou durante todo dia interditada para manutenção.