O vereador Rosiney Horácio (Podemos) foi escolhido nesta quarta-feira (24) como pré-candidato a vice na chapa do atual prefeito Eduardo Freccia (PL) pela Coligação Pelo Bem de Palhoça. Rosiney tem reconhecida experiência administrativa na Secretaria de Saúde, pasta que assumiu pela primeira em 2012. Como secretário, desempenhou, por exemplo, papel decisivo na elaboração do plano para a construção do Hospital e Maternidade de Palhoça, atualmente em fase de licitação. Além disso, fez o enfrentamento da pandemia, inovou no combate à dengue e priorizou a infraestrutura do setor, com a construção de duas unidades de pronto atendimento 24h, a UPA Bela Vista e a UPA Sul, além da nova base de operações do SAMU e a Policlínica. Como vereador, foi eleito por dois mandatos consecutivos, sendo o segundo mais votado em 2020, e disputou o cargo de deputado federal em 2022, recebendo mais de 22 mil votos.
Convenção do PL esvaziada em São José
Informações dão conta de pouca gente participou da convenção da candidata Adeliana Dal Pont, na noite desta quarta-feira (24), em São José, na Grande Florianópolis. Como se sabe, ela tem a rejeição de Bolsonaro. Mesmo assim, teve a candidatura homologada. Quem acompanhou a convenção comenta o fato. Afinal, o Partido Liberal (PL) tem 17 deputados em Santa Catarina, sendo 12 estaduais e cinco federais. Apenas a oestina Daniela Reinehr, compareceu à convenção. Segundo informações, Adeliana foi rejeitada por Bolsonaro quando o ex-presidente esteve em Santa Catarina neste ano. A ex-prefeita fez duras críticas à gestão bolsonarista da pandemia. Os vídeos chegaram a Bolsonaro, que impediu qualquer aproximação de Adeliana. E mais, para suprir a ausência de políticos bolsonaristas na convenção, Adeliana recorreu a bonecos, para que os presentes pudessem tirar fotos com o ex-presidente e a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro. No geral, apenas um partido confirmou presença na convenção de Adeliana, o PP. Avante, PRD e PRTB, que negociavam a entrada na coligação, não compareceram. O cenário contrasta com a convenção do seu adversário, o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), que reuniu cerca de 4 mil pessoas na noite anterior, no Clube Maré Alta. (Informações: Ney Boeno).
Enquanto isso, Ricardo Guidi tem o respaldo de Bolsonaro
Durante rápida passagem no Sul do Estado nesta quarta-feira (24), o pré-candidato à Prefeitura de Criciúma, e deputado federal Ricardo Guidi foi ao encontro de Jair Bolsonaro, no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. Durante breve conversa, o ex-presidente reafirmou o apoio ao projeto de Guidi. “Estamos, logicamente, torcendo pelo Guidi, ele tem nosso apoio. Ele é o candidato que nos representa. Agradeço por todo carinho dos criciumenses”, colocou Bolsonaro. Guidi aproveitou a oportunidade para trocar ideias sobre a pré-campanha. “Estamos trabalhando muito para fazer de Criciúma uma cidade cada vez melhor. O apoio do Bolsonaro só reforça que estamos no caminho certo”, finalizou.
Título Honoris Causa ao governador Jorginho Mello
O governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, será condecorado com o título Doutor Honoris Causa no Centro Educacional UCEFF. A cerimônia solene ocorrerá às 19 horas, do dia 1º de agosto, na Sociedade Recreativa Imigrantes, em Itapiranga, no Extremo Oeste. Para o ato são aguardadas a presença de aproximadamente 400 pessoas. A honraria, que será entregue pela UCEFF Educacional e pelo sistema AMPESC (Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina), representa um reconhecimento por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) particulares de Santa Catarina ao Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES). As Instituições de Ensino Superior da região também participarão do evento, fortalecendo a rede de apoio e cooperação entre as IES do Estado. O título Doutor Honoris Causa é uma distinção acadêmica concedida por universidades a indivíduos que se destacaram por suas contribuições notáveis em determinados campos do conhecimento ou da sociedade.