Foto: PCSC
A ação contou com a participação de trinta policiais civis
Nesta quinta-feira (25), a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) realizou a operação “Hot Wheels” para investigar crimes de estelionato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia da Comarca de Tubarão em conjunto com o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro da DEIC. A operação foi autorizada pela 2ª Vara Criminal de Tubarão e teve parecer favorável da 1ª Promotoria de Justiça.
A operação contou com a participação de trinta policiais civis das unidades de Tubarão, Laguna, Araranguá e DEIC. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e quinze mandados de apreensão de veículos em várias cidades do sul de Santa Catarina, incluindo Tubarão, Jaguaruna, Araranguá, Sombrio, Criciúma e Maracajá. Entre os itens apreendidos na casa de um dos investigados, estavam R$ 55 mil em espécie, três relógios de luxo e documentos importantes para a investigação.
As investigações começaram após diversos boletins de ocorrência de vítimas que relataram que um empresário de Criciúma comprou carros com cheques sem fundo entre 2023 e fevereiro de 2024. Os veículos eram vendidos principalmente a garagistas da região, que pagavam via PIX para contas vinculadas a empresas supostamente pertencentes ao investigado, mas que estavam registradas em nome de laranjas.
Com o fim desta fase da operação, a análise do material apreendido deve esclarecer as circunstâncias dos crimes e rastrear o dinheiro envolvido, visando o ressarcimento das vítimas.