22 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Feira de produtos coloniais em Tubarão inicia na próxima quinta-feira (01)

Foto: Divulgação/Epagri

Evento terá cerca de 70 empreendimentos familiares, além de outras participações

A 17ª edição da Feira de Produtos Coloniais em Tubarão começa na próxima quinta-feira (01), e se estende até domingo (04). O evento reunirá aproximadamente 70 empreendimentos familiares, além de seis cooperativas e quatro associações da agricultura familiar e pesca artesanal de 18 municípios do Sul Catarinense, todos assessorados pela Epagri.

A feira, que será realizada no Farol Shopping, contará com a venda de uma variedade de produtos agrícolas, tanto in natura quanto industrializados. Entre os itens disponíveis estarão hortifrútis, panificados, doces, geleias, mel, bebidas, ovos, laticínios, embutidos, pescados, farinhas e derivados de cana. Desde a edição de 2022, o evento tem movimentado mais de R$ 200 mil, demonstrando a popularidade dos produtos entre os consumidores.

 

De acordo com Eloísa Rovaris Pinheiro, extensionista social da Epagri e responsável pela organização da feira, o principal objetivo é destacar a cultura gastronômica e o artesanato das cidades da região de Tubarão, oferecendo produtos coloniais diretamente dos produtores. “O shopping é o local de maior circulação regional e levar os produtos da agricultura familiar e da pesca artesanal para lá aproxima os produtores rurais e pescadores artesanais dos consumidores,” explica Eloísa.

Além das vendas diretas ao público, a feira também promoverá uma Rodada de Negócios no dia 1º de agosto, às 15h. Este evento específico permitirá que os produtores apresentem os produtos a empresários dos setores de gastronomia, hotelaria, varejo e nutrição, visando ampliar a presença dos alimentos da agricultura familiar em bares, restaurantes, hotéis, lojas especializadas, supermercados e na alimentação escolar. Eloísa destaca que essa aproximação é crucial para fortalecer a economia local, a cultura alimentar e o desenvolvimento regional.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão