20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Mais 16 municípios são alvos de mandados em operação contra fraude a licitação

Foto: MPSC

Para MPSC, grupo de empresários e agentes públicos constitui associação criminosa

Mais um desdobramento da investigação de um grupo composto por empresários e agentes públicos suspeitos de fraudes a licitações contra a Administração Pública resultou no cumprimento de 26 mandados de busca e apreensão em 16 municípios catarinenses na manhã desta quinta-feira (1º).

A Operação “Serendip” foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), deflagraram, em apoio à 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, na Serra catarinense.

 

O cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Lages, ocorreu nos municípios de Praia Grande, Painel, Palmeira, São Joaquim, São João do Sul, Timbé do Sul, Bom Jardim da Serra, Balneário Gaivota, Meleiro, Forquilhinha, Jacinto Machado, Maracajá, Passo de Torres, Turvo, Araranguá e Criciúma.

As ordens judiciais foram cumpridas com o apoio técnico da Polícia Científica para agilizar a confecção e conclusão dos laudos periciais, com a extração das evidências digitais dos materiais apreendidos.

A investigação prossegue em segredo de justiça, e investiga os crimes de falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e associação criminosa. A operação intitulada “Serendip” faz referência ao encontro fortuito de provas, e constitui no fato de sair em busca de algo e encontrar outra coisa, que não se estava procurando.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Operação Tríade

A Operação Serendip é um desdobramento da Operação Tríade, deflagrada nessa quarta-feira (31), que busca desarticular um grupo composto por empresários e agentes públicos suspeitos da prática de crimes contra a Administração Pública, especialmente fraude a licitações, tendo por objeto a contratação de serviços de assessoria e consultoria voltada à área da saúde pública.

Na ocasião, o GAECO e o GEAC cumpriram mandados de busca e apreensão em 13 municípios do estado, no âmbito da investigação conduzida pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas.