Foto: Arteris SA/Divulgação
Via promete desafogar trânsito da BR-101
Na manhã desta sexta-feira (09), foi inaugurado o Contorno Viário da Grande Florianópolis, obra que promete aliviar o congestionado tráfego da região. O evento contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva; do ministro dos Transportes, Renan Filho; do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale; e de representantes da concessionária Arteris Litoral Sul.
A via, com 50 quilômetros de extensão, conecta Biguaçu a Palhoça, passando por São José e oferecendo ligações com rodovias importantes como a SC-407, SC-281 e BR-282. O Contorno Viário tem quatro túneis duplos, sete pontes duplas, seis trevos e 21 passagens em desnível, tudo isso para desviar o tráfego de longa distância da BR-101, que corta a região metropolitana de Florianópolis.
A expectativa é que o tempo de viagem pelo Contorno Viário seja de cerca de 40 minutos, proporcionando uma redução de até 50% no tempo total de percurso em relação à BR-101. Segundo a Arteris, até 30 mil veículos devem utilizar o trajeto diariamente, sendo 18 mil deles caminhões, o que contribui significativamente para a diminuição do congestionamento.
Com um custo total de R$ 3,9 bilhões, a obra levou 10 anos para ser concluída, sendo considerada uma das maiores em infraestrutura rodoviária no Brasil. Após a cerimônia de inauguração, a estrada será liberada para o trânsito as 15h de sábado (10), após a desmontagem do palco, que deve durar cerca de 15 horas.