Foto: Divulgação
Duas escolas catarinenses disponibilizarão as vagas
O Instituto SOMOS, braço social da SOMOS Educação, está com inscrições abertas para o programa de bolsas Somos Futuro 2025, voltado para estudantes de escolas públicas que enfrentam dificuldades socioeconômicas. Os selecionados terão a oportunidade de cursar o ensino médio em escolas particulares parceiras, com isenção total de mensalidades e materiais didáticos incluídos. Em Santa Catarina as bolsas serão oferecidas na Escola Acesso Educação em Blumenau e no Colégio Bonja em Joinville.
O programa, que já beneficiou cerca de 800 jovens desde 2017, oferece mais de 280 bolsas de estudo em 64 municípios de 14 estados brasileiros. Para participar, os candidatos devem estar no 9º ano do ensino fundamental II em 2024, ter até 15 anos e comprovar bom desempenho acadêmico. Além disso, a renda bruta familiar per capita não pode ultrapassar dois salários mínimos.
Os bolsistas receberão, além das aulas, materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar online, cursinho pré-vestibular, mentoria para desenvolvimento socioemocional e suporte psicológico.
Segundo dados do IBGE, quase 9 milhões de jovens brasileiros não concluíram o ensino médio, um cenário que o programa busca reverter ao proporcionar acesso a uma educação de qualidade, aumentando as chances de ingresso em universidades e, consequentemente, de melhores oportunidades de vida.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Ex-alunos do programa, como Valéria Gomes Cardoso e José Barcello Neto, destacam o impacto positivo do Somos Futuro em suas vidas, tendo conquistado vagas em universidades renomadas como USP e Insper.
As inscrições para o Somos Futuro 2025 vão até 30 de agosto de 2024 e podem ser feitas pelo site oficial do programa. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição, responder a um questionário socioeconômico e enviar vídeos explicando por que merecem a bolsa e como suas famílias podem apoiá-los durante o curso. O processo seletivo inclui quatro etapas eliminatórias, e os aprovados começarão o ano letivo de 2025 em uma das escolas parceiras.