8 de janeiro de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

VÍDEO: Baleias surgem em meio a ondas gigantes no Morro das Pedras

Imagens: Leo Pereira/TVBV

Visita das baleias-francas combina com cenário de ressaca na costa de Florianópolis

Quem passeava pelas praias do sul da Ilha de Florianópolis, certamente não deixou de se encantar pelas vistas espetaculares que marcaram o horizonte em mar aberto nesta quarta-feira (14). São dois os gigantes que chamam a atenção em locais como o Morro das Pedras: as baleias-francas e as grandes ondas do mar em ressaca.

Nesta época do ano, dezenas de pessoas se reúnem todos os dias no local para admirar as baleias-francas. Desde o início de julho, cerca de uma centena desses animais já foi avistada na costa de Florianópolis. A visita não é por acaso: o Litoral Sul de Santa Catarina é um berçário, o lugar perfeito para as baleias-francas darem à luz novos filhotes.

 

As baleias-francas medem em média 17 metros. Os filhotes nascem medindo entre 4 e 5 metros e têm uma longa expectativa de vida, podendo chegar a 80 anos. Durante a vida, elas visitam a costa catarinense diversas vezes, comuns também em locais como Garopaba e Imbituba. Filhotes que nascem por aqui retornam aos 10 anos de idade, quando atingem a maturidade, e depois retornam a cada dois ou três anos.

Especialmente entre esta terça (13) e quarta-feira, esses gigantes da natureza puderam ser avistados em meio a um outro tipo de gigante: as ondas do mar impulsionadas pela ressaca, fenômeno caracterizado pelo aumento anormal do nível e da agitação das águas do mar.

De acordo com a meteorologia da Defesa Civil estadual, são esperados, pelo menos até esta quarta, ventos persistentes e intensos vindos do sul, provocados por um ciclone extratropical na costa brasileira. Esses ventos mantém o mar grosso e com risco de ressaca no Litoral Sul catarinense, com ondas entre 3,5m e 5,0m, com picos de até 6m em alto mar.

Confira o registro no Morro das Pedras

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Saiba mais sobre as baleias-francas na costa catarinense