Alice Tombini Moreira com o Leroy. Imagem: Arquivo Pessoal.
Por Flávio Jr. | Portal TVBV Online
Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que 74% dos tutores de animais relataram benefícios em relação à saúde mental
A relação entre humanos e animais de estimação sempre ganhou destaque. Não apenas no âmbito pessoal, mas também na comunidade científica, pois estudos e especialistas têm demonstrado que o convívio com pets pode trazer uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar das pessoas. A administradora, Ana Paula Tombini, é a tutora de quatro gatos e conta que a convivência com os “bichanos”, todos adotados, é muito harmoniosa. “Acredito que todo pet tem uma missão com os seus tutores: retribuir amor. Além de alegrar a família, ajudam a diminuir o estresse e ansiedade. Gatos são brincalhões e são ótimas companhias”, comentou a “gateira”, como se auto intitula.
Ela ressalta que a presença de animais é importante para as crianças que aprendem a cuidar e se sentem úteis. “Temos uma rotina tranquila e cada membro da casa é responsável por uma tarefa: um da água e comida, outro limpa a caixinha de areia, escova os pelos e por aí vai. Convivemos muito bem com nossos quatro gatos. A casa é espaçosa e segura. São gatos felizes”, completou.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Para ela, os pets fazem parte da família. “Quem tem gato sabe: eles mandam na gente! Brincadeiras a parte, sabemos que eles dependem de nós e cuidamos com carinho e responsabilidade” comentou.
Impacto psicológico
Um dos principais aspectos positivos dessa convivência é o impacto psicológico. Ter um pet, seja um cachorro, um gato, ou mesmo um animal menor como um coelho ou um pássaro, pode reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade. A presença constante de um animal de estimação oferece uma forma de suporte emocional que muitas vezes é incomparável. Os animais proporcionam um amor incondicional e uma companhia constante, o que ajuda a aliviar sentimentos de solidão e depressão.
Um estudo do Instituto Human Animal Bond Research (HABRI), dos Estados Unidos, mostrou que 74% dos tutores de animais relataram benefícios em relação a saúde mental no que diz respeito à relação com pets. Essa interação pode aumentar a produção de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores associados ao prazer e ao bem-estar. Ou seja, a simples presença de um animal pode ter um efeito calmante, reduzindo a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Benefícios dos pets para a saúde
O contato com animais também pode fortalecer o sistema imunológico. Pesquisas indicam que crianças que crescem em lares com animais de estimação têm menos probabilidade de desenvolver alergias e asma. A exposição precoce a bactérias e germes através de animais pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e desenvolver uma resposta imunológica mais robusta.
Um artigo publicado na revista Pediatrics aponta que o contato com animais no primeiro ano devida aumenta a resistência de crianças em relação as doenças infecciosas respiratórias. O mesmo assunto foi pesquisado por profissionais da Universidade de Kuopio, na Finlândia, que chegaram a conclusão que crianças que convivem diariamente com pets apresentaram menor risco de ter doenças respiratórias.