22 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Política

Eleições 2024: Lela é o candidato do PT à Prefeitura de Florianópolis

Foto: TVBV Online

Candidato detalhou ao TVBV Online as propostas de seu plano de governo e participou de sabatina no Band Cidade SC

Nesta segunda-feira (26), o candidato à Prefeitura de Florianópolis, Vanderlei Farias, conhecido como Lela (PT), detalhou suas propostas em entrevista ao TVBV Online. Nascido no Sul da Ilha de Santa Catarina, Lela, de 46 anos, é empreendedor e formado em administração pública.

Com experiência de dois mandatos como vereador eleito em 2012 e 2016, propôs iniciativas como a lei que estabelece a tarifa mínima da CASAN no município e participou de ações ambientais, como a criação do fundo municipal para preservação da Lagoa do Peri e a revitalização da Lagoa da Chica.

 

Em sua campanha para as eleições de 2024, Lela e a vice Ana Carolina Andrade (PSB) priorizam temas centrais como mobilidade, saneamento e infraestrutura. Entre as propostas de seu plano de governo estão a implementação de tarifa zero progressiva no transporte público, a criação de uma rede pública de transporte hídrico, o estabelecimento de um sistema de mediação de conflitos pela Guarda Municipal, abordagem cidadã com grupos vulneráveis, entre outras.

Confira a entrevista completa do TVBV Online com o candidato:

O que te levou a desejar assumir o comando da Prefeitura de Florianópolis?

Lela: O que me motivou a ser candidato a prefeito de Florianópolis foi o convite do meu partido, partido do presidente Lula, um convite do presidente Lula de poder ser essa ponte de ligação do governo de Florianópolis com o governo federal, para a gente poder, junto da nossa cidade, da participação das pessoas, fazer realmente um governo que seja para todos e para todas. Eu tive a oportunidade de ser vereador por dois mandatos, estive na Câmara de Vereadores, conheço todas as comissões, conheço muito bem a cidade e seus problemas. Na Comissão de Orçamento, eu percebi a quantidade de oportunidades que Florianópolis tem, como gestão pública, de fazer de verdade por aquelas pessoas que mais precisam.

Qual é a primeira medida que você pretende implementar em seu governo?

L: A primeira medida que eu vou tomar quando assumir a prefeitura de Florianópolis, no primeiro dia de governo, é decretar uma grande auditoria externa para investigar todos esses casos de corrupção que a gente vê a cada dois ou três meses, em que a polícia bate na porta da Prefeitura e envergonha a nossa cidade, desanima os empresários de quererem investir na nossa cidade, porque os impostos que deveriam estar sendo aplicados em serviço público vão pelo ralo da corrupção e isso é muito ruim porque prejudica diretamente o serviço público, que a nossa cidade já teve com eficiência na saúde, na educação, na assistência social.

Quais são as prioridades do seu plano de governo?

L: Na mobilidade urbana, para a gente ter um grande impacto, uma grande virada em Florianópolis, precisamos investir primeiramente no transporte público de qualidade, que hoje realmente deixa muito a desejar. É frota de veículo antiga, sucateada, as pessoas hoje utilizam o transporte coletivo de uma maneira que é com falta de horários, com ônibus superlotados. É um sistema que não é agradável e as pessoas não conseguem sair do transporte individual, que tem um certo conforto, e migrar para o transporte coletivo, que deveria ser o correto para a gente poder impactar de verdade nas ruas da cidade. Para isso, a gente precisa fazer uma grande transformação.

Há algum projeto da atual gestão que você levaria adiante?

L: Um projeto da atual gestão que eu levaria adiante é o Bairro Educador, porque foi uma criação minha, do meu mandato, e uma contribuição para a prefeitura de Florianópolis, mas que o projeto está parado na segunda fase e não consegue dialogar realmente com o plano, o currículo pedagógico da prefeitura de Florianópolis na educação infantil e também com o ensino fundamental. Precisa passar dessa fase, porque o Bairro Educador também virou curral eleitoral, onde há um controle hoje de vereadores que fazem parte da base do governo do prefeito, e cada vereador tem um Bairro Educador e comanda isso.

Se eleito, qual notícia você gostaria que fosse destaque no TVBV Online no seu último dia de gestão?

L: Gostaria muito que a cidade pudesse estar comemorando que não tivesse mais ninguém em fila de espera para fazer um exame simples, um exame que possa diagnosticar alguma doença mais grave que precise de tratamento prévio o mais rápido possível. Que as pessoas tivessem a tranquilidade de andar, circular pela cidade com uma tarifa justa e até mesmo a tarifa zero já implementada em várias camadas sociais e bairros da cidade. Conseguir fazer com que a cidade tenha as ligações de base de transporte coletivo de qualidade entre os bairros, transporte coletivo entre praias, com horários de ônibus, praias, bairros. Fazer com que a cidade possa ter resgatado a possibilidade de que os rios voltem à vida na nossa cidade.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Veja também a entrevista do candidato no Band Cidade SC:

https://www.youtube.com/watch?v=YJI7h1QBqXA&feature=youtu.be