Foto: CBMSC/Divulgação
Símbolo da atividade de resgate com cães, labrador morreu aos 15 anos na segunda-feira (2)
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) prestou suas últimas homenagens ao cão de busca Ice, que morreu de causas naturais aos 15 anos na última segunda-feira (2) em Itajaí, no Litoral Norte.
Famoso por ter sido destaque na imprensa nacional como o primeiro cão de resgate aquático do Brasil, o labrador formava binônimo (dupla de cão de busca e bombeiro) com o sargento Evandro Amorim, do 7° Batalhão Bombeiro Militar (7°BBM).
Ice estava aposentado das funções de busca e resgate desde 2018, mas seguia atuava no CBMSC em atividades de Terapia Assistida por cães, no qual, acompanhado do sargento Amorim, visitava hospitais e entidades para auxílio no desenvolvimento físico e psicológico dos pacientes.
Atuação
Antes de se aposentar, o Ice marcou história em diferentes atividades. Atuou como salva-vidas nas temporadas de verão nas praias catarinenses e participou de inúmeras missões do CBMSC, como a busca de vítimas da tragédia em Mariana (MG), em 2015, decorrente do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração.
O labrador recebeu prêmios internacionais e fazia parte da quarta geração de cães de resgate do CBMSC. Além de um excelente cão de busca, Ice se tornou o melhor amigo de seu tutor, sendo o primeiro cão de trabalho do sargento Amorim.
> Baruk e Maia: os cães aposentados da polícia que aderiram o RG Pet
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O militar declarou que a relação foi de “amor à primeira vista”, agradecendo ao major Zevir Aníbal Cipriano Júnior por tê-lo apresentado ao curso de cinotecnia. Ice iniciou os treinamentos com 60 dias de vida, recebendo instruções do coronel Walter Parizotto e equipe, em Xanxerê, no Oeste catarinense.
Para o Corpo de Bombeiros Militar, aos 15 anos, Ice era símbolo da atividade de busca com cães, tendo auxiliado o treinamento de outros cachorros pelo Brasil, que realizaram cursos em Santa Catarina.
Em nota, a corporação afirma que ele deixa como legado uma história de missões cumpridas com excelência, sendo um exemplo para os cães — e humanos — de toda a corporação. “O CBMSC presta respeitosas continências e agradece ao cão de busca Ice e seu tutor, sargento Amorim, pelos anos de serviços dedicados aos cidadãos”, finaliza a mensagem.