22 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Bolsonaro não é “milagreiro” e a influência dele não atinge todos os candidatos

Os próximos dias dirão o quanto a passagem por SC irá ajudar ou não candidatos do PL / Foto: Assessoria do PL/SC

A passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro, em apoio a campanhas de candidatos liberais, deverá ser medida nos próximos dias e, especialmente após a abertura das urnas. O homem não é milagreiro e nem sempre tem influência em questões locais, em que pese a força exercida pela liderança nacional. Questões internas e de bastidores no Partido Liberal em Santa Catarina também entram nos julgamentos de parte do eleitor. Declarações da deputada estadual Ana Campagnolo podem ter impacto. Ela criticou duramente o candidato do PL de Navegantes, Rogério da Equilíbrios. Falou em sacanagem e não foi ao evento na cidade para não se “misturar”. E mais. Afirmou que foto com Bolsonaro não deveria apagar a memória das pessoas, entre outras críticas dirigidas ao deputado federal Jorge Goetten (Republicanos) e ao senador Jorge Seif (PL).

Em busca de fotos

Pai e filho. Apoio incondicional / Foto: PL/SC

Obviamente não basta aos candidatos tirarem fotos com o ex-presidente e andar nas ruas com o 22 no peito. As características locais têm suas próprias relevâncias na cabeça do eleitor, mesmo não desmistificando a figura de Bolsonaro. Em Balneário Camboriú, há um exemplo disso. Lá a opção por Peeter Lee Grando (PL), inclusive, com apoio do governador Jorginho Mello, não teve o resultado esperado. Nem mesmo a passagem de Bolsonaro e o manifesto de apoio dele deverá reverter a preferência dada à Juliana Pavan (PSD). Na cidade, Jair Renan, filho de Bolsonaro, deverá ter mais sorte e com chance de ser eleito vereador, pela influência do pai.

Guidi quer tirar proveito da presença de Bolsonaro em Criciúma

Em Balneário Camboriú / Foto: PL/SC

O ex-presidente Jair Bolsonaro terá nesta sexta-feira (20), em Santa Catarina um dia cheio em meio a encontros, manifestos públicos e assédios de candidatos para fotos. Para Criciúma, a movimentação está prevista para às 19h22, no AM Master Hall. Será um termômetro para medir a influência sobre os eleitores e embalar a candidatura de Ricardo Guidi, também com o apoio do governador Jorginho Mello. Seja como for, a presença inédita de Bolsonaro na cidade poderá criar um impacto positivo na campanha de Guidi. A campanha dos próximos dias deverá mostrar o tamanho do impacto.

Vaguinho em ato de protesto na Avenida Centenário

Ato em apoio à Salvaro / Foto: Assessoria de Imprensa

Seguindo o coro de #SomosTodosSalvaro, a coligação “Criciúma Acima de Tudo”, dos candidatos a prefeito e vice, Vaguinho Espíndola e Salésio Lima (PSD), voltaram a reforçar o tom de protestos contra a prisão do prefeito Clésio Salvaro. Em mais um Ato Pela Liberdade realizado no fim da tarde desta quinta-feira, 19, na Avenida Centenário – área central do município –, a chapa e seus apoiadores evidenciaram a posição contrária à decisão, que teve novos desdobramentos no decorrer do dia, com a manutenção da detenção de Salvaro pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Vaguinho reiterou, afirmando de que mais do que nunca, seguirá nas ruas clamando por justiça! “Não vamos nos calar diante deste erro tremendo que estão cometendo contra o homem que mais trabalhou por Criciúma até hoje”. As mobilizações continuam pelo fim de semana: para a manhã do sábado, 21, a coligação marcou uma caminhada a partir das 10h, com concentração na Praça Nereu Ramos.

Podemos quer ampliar participação feminina na política

Paulinha e Renata Abreu / Foto: divulgação

Com o propósito de ampliar a representatividade feminina na política, o Podemos de Santa Catarina lançou nesta quarta-feira (18) a campanha “Chegou a nossa vez, Mais Vereadoras Eleitas”. A iniciativa busca sensibilizar a população para a importância da presença das mulheres nas Câmaras de Vereadores e prefeituras catarinenses, além de reforçar o papel crucial que elas desempenham na construção de uma sociedade mais plural e justa. “A política catarinense precisa das mulheres. A campanha é um chamado a todas as mulheres, para que saibam que também podem e devem ocupar lugares de decisão e poder. Assim como chamar atenção da população para os benefícios de elegermos mais representantes femininas. Afinal, toda a sociedade ganha com homens e mulheres trabalhando em conjunto”, reforçou a presidente estadual do partido, a deputada estadual Paulinha.

44 cidades sem mulheres eleitas

A campanha destaca que 44 cidades catarinenses não têm mulheres eleitas na Câmara de Vereadores. Além disso, apenas 17,6% das cadeiras de vereador em Santa Catarina são ocupadas por mulheres, apesar de elas representarem 52% da população. A campanha destaca que essa realidade pode começar a mudar nas próximas eleições municipais, marcadas para o dia 6 de outubro.