Foto: Roberto Zacarias / SECOM
Primeiro dia de provas foi realizado em mais de 20 cidades catarinenses
A primeira prova do maior concurso público da história da Educação de Santa Catarina foi realizada neste domingo (22), em mais de 20 cidades catarinenses. Segundo o Governo do Estado, mais de 50 mil pessoas se candidataram às vagas de professor. O índice de ausência, conforme dados iniciais, foi inferior a 9%.
As provas foram aplacadas nas cidades de Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Maravilha, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.
O gabarito preliminar das questões objetivas e do caderno da prova será divulgado nesta segunda-feira (23). Todas as informações referentes às provas estão disponíveis no site do concurso.
“Esse concurso é um grande avanço para a nossa educação pública de Santa Catarina. Já temos a Universidade Gratuita, o CaTec e a valorização dos professores, com a descompactação da tabela salarial e o concurso público. É um conjunto de ações para elevar a régua da nossa educação”, destacou o governador Jorginho Mello.
Provas dia 29
As mesmas cidades em que foram aplicadas as provas neste domingo receberão os candidatos no próximo. No dia 29, serão realizadas as provas para cargos de orientador educacional, administrador escolar, supervisor escolar, assistente de educação e assistente técnico-pedagógico para as escolas do Ensino Regular, Profissional e Educação Indígena. A previsão é de que mais de 20 mil candidatos participem do segundo dia de concurso.
“Estamos muito esperançosos que, com o resultado deste concurso, tenhamos ótimos profissionais que farão uma grande diferença para a educação de Santa Catarina e, consequentemente, na vida dos nossos estudantes”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
10 mil vagas
Serão disponibilizadas até 10 mil vagas durante os quatro anos de vigência do concurso. As nomeações devem ocorrer em várias chamadas, conforme a necessidade da rede. Na primeira chamada, a expectativa é que mais de 6.500 profissionais sejam nomeados para trabalhar nas escolas estaduais de Santa Catarina. Entre eles, quase 5 mil serão professores.