30 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Gastronomia

Lámen e miojo: existe diferença? Entenda

Por: Juliana Bartholomey | Foto: Jonathan. Cho

Confira também uma receita exclusiva de Lámen, criada pela especialista em culinária coreana Kátia Silvana Maczewski

O Lámen é um prato tradicionalmente associado à cultura asiática, com destaque no Japão e na Coreia do Sul, mas a origem remonta à China, onde o macarrão ensopado ganhou várias formas e variações de caldo. Nos últimos anos, o Lámen Coreano instantâneo tem conquistado o paladar global com variedade de sabores e a praticidade.

Devido a essa popularidade, supermercados e lojas de conveniência já oferecem prateleiras inteiras dedicadas à iguaria, que pode ser preparada pelo próprio cliente conforme o gosto pessoal. Em países como o Japão e a Coreia do Sul, competições culinárias são realizadas para destacar a habilidade e a seriedade com que esses povos lidam com a preparação dos caldos.

 

Mas afinal, o Lámen e o Miojo são a mesma coisa?

Embora pareçam semelhantes, há diferenças. O Lámen instantâneo foi introduzido na Coreia do Sul após a guerra, popularizando-se como uma refeição prática e de preparo rápido. A crescente demanda por opções mais saudáveis forçou os fabricantes a ajustarem suas receitas, oferecendo produtos com menos sódio e maior valor nutricional, além da possibilidade de adicionar ingredientes frescos como carne, frutos do mar, vegetais e tofu, transformando o prato em uma refeição mais completa.

O Miojo, por outro lado, foi criado por um chinês e chegou ao Brasil em 1965. Ele compartilha a mesma ideia de praticidade, mas o termo “Miojo” acabou sendo popularizado para designar qualquer tipo de macarrão instantâneo. Hoje, há uma ampla gama de variações tanto de Lámen quanto de Miojo, desde receitas simples até pratos elaborados.

A fundadora do restaurante coreano DoshiraKorea, Kátia Silvana Maczewski, comentou sobre a dimensão da popularidade do produto no país do Kpop “Justamente pelo Lámen ter virado uma refeição completa dos coreanos, as possibilidades são inúmeras de receitas. Ou seja, cada família pode fazer conforme seu paladar.” Afirmou.

Kátia descobriu a paixão pela gastronomia coreana através do marido, natural da Coreia do Sul, e dedicou-se a se especializar e aperfeiçoar as habilidades nessa culinária. Confira uma receita especial de Lámen da Família Cho, criada especialmente para Yohan, filho da empresária, um menino de 8 anos que adora saborear o prato acompanhado de um copo de leite.

Lámen da Família Cho

Ingredientes
  • Lámen instantâneo coreano (Disponível no DoshiraKorea)
  • Cebola
  • Cebolinha
  • Cenoura
  • Batatinha
  • Tofu
  • Ovos
  • Kimchi (encontra no DoshiraKorea)
  • Bap (arroz oriental)
  • 600ml água
Modo de Preparo
  1. Coloque 600ml água para ferver e levantando fervura, acrescente tofu em cubos, à gosto, deixe cozinhar por 2 minutos;
  2. Corte cebola, cebolinha e cenoura em tirar finas e inclua à gosto;
  3. Coloque batatinha em cubos pequenos;
  4. Inclua dois sachês de lámen na mistura;
  5. Acrescente o lámen e cozinhe por mais 3 minutos;
  6. Conclua acrescentando 2 ovos crus, os cozinhando no caldo, como ovo poché;
  7. Finalize com cebolinha e gergelim como decoração;
  8. Experimente comer acompanhado de bap (arroz oriental), e Kimchi para uma experiência mais completa.

Kátia ainda compartilhou uma dica extra para saborear o prato “Meu marido ama essa versão acrescentando mexilhão e camarão. Eu, amo acrescentar no início, no caldo, o Kimchi, fica incrível!” concluí.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão