Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Tempo volta a ficar firme em algumas regiões a partir da sexta-feira (4)
O avanço de uma frente fria sobre Santa Catarina provoca desde a tarde dessa terça-feira (1º) temporais no estado. Ao longo da madrugada desta quarta (2), as instabilidades avançaram das regiões do Grande Oeste e Norte e se concentram também sobre o Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Florianópolis. Segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil, essas condições persistem até a manhã desta quinta-feira (3).
No decorrer do dia, os temporais ganham força e devem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo nas demais áreas do estado, em todo o Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.
O meteorologista Caio Guerra alerta alerta os riscos acompanhados desses temporais, como alagamentos, queda de galhos e árvores, destelhamentos e enxurradas pontuais. O alerta é maior no Grande Oeste e o Planalto Norte catarinenses. No Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Planalto Sul, o risco é moderado. O risco é baixo no Extremo-Sul do estado.
Confira a previsão por região
Quarta-feira
Nesta quarta-feira, aa frente fria mantém o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina, com risco para chuva pontualmente intensa e ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Em função da chuva e da alta nebulosidade, as temperaturas máximas variam entre 17°C e 24°C na maior parte do estado. O vento sul sopra com rajadas de até 75 km/h nas áreas costeiras e proximidades entre o final da tarde e noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. A agitação marítima também aumenta no final do dia.
Quinta-feira
Na quinta-feira, a frente fria já se afasta do estado, favorecendo a diminuição dos temporais. Entretanto, o dia ainda será marcado pela grande quantidade de nuvens e chuva fraca entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e os planaltos Norte e Sul. Os ventos variam de sul a sudeste, com rajadas entre 50 e 70 km/h nas áreas costeiras e na Grande Florianópolis Serrana, que perdem intensidade à noite. O mar fica agitado em toda a costa catarinense, com ondas de sul com alturas entre 2,0 e 2,5m e picos de até 3,0m em alto mar
O dia amanhece com temperaturas mínimas entre 4°C e 10°C entre o Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana, e de 8°C a 17°C nas demais regiões. As máximas variam entre 18°C e 24°C no Extremo Oeste e Oeste e de 13°C a 20°C nas demais regiões, com valores mais baixos nos pontos mais altos da Serra.
Sexta-feira
Na sexta-feira (4), o sol volta a predominar na maior parte do estado, com exceção do Litoral Norte e Planalto Norte. Entretanto, ao longo do dia, a circulação marítima favorece aumento de nebulosidade entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí e as áreas litorâneas, não descartando a chance de chuvas fracas passageiras. Os ventos devem variar de sudeste a nordeste, com rajadas entre 30 e 45 km/h.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
No amanhecer, as temperaturas ficam mais baixas, variando entre 0°C e 6°C no Planalto Sul, onde há condição para geada pontual. Entre o Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana, as mínimas variam de 4°C a 9°C e nas demais regiões entre 7°C e 13°C. Durante a tarde, as temperaturas variam entre 22°C e 27°C no Grande Oeste e de 13°C a 22°C nas demais regiões.
Fim de semana
No sábado (5), a circulação marítima segue favorecendo a ocorrência de chuviscos e chuva fraca passageira entre Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. No domingo (6), o tempo fica firme em todas as regiões. No período, as temperaturas seguem mais baixas no amanhecer e sobem gradativamente à tarde, especialmente no Oeste e Litoral Sul, onde voltam a se aproximar dos 30°C.