A eleição ocorre no próximo domingo (06). Imagem: Reprodução / Rede Social PML.
Os dados são da pesquisa realizada pelo Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (INCOPE)
A cidade de Lages, no coração da Serra catarinense, se prepara para as eleições municipais de 2024 no próximo domingo (06). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) são 126.353 eleitores aptos no município. Para entender as intenções de voto e mapear o cenário político local o Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (INCOPE) realizou uma pesquisa de intenção de voto entre os dias 29 e 30 de setembro. A pesquisa, contratada pela TV Barriga Verde, foi registrada no Tribunal Regional eleitoral com o número 01254/2024.
Foram entrevistados 597 eleitores a partir dos 16 anos de idade, conforme plano amostral apresentado no registro. Foi utilizada uma amostragem aleatória simples, garantindo representatividade e rigor científico. A pesquisa tem uma margem de erro de 4% e um nível de confiança de 95%. A pesquisa tem o objetivo de contribuir no debate sobre a preferência da população lageana.
No primeiro cenário, de caráter espontâneo, os eleitores foram indagados em quem votariam para prefeito se as eleições fossem hoje. Em primeiro lugar, com 42,88 %, foi citado o nome da deputada federal Carmem Zanotto (Cidadania). Em seguida apareceu ex-prefeito, Elizeu Mattos (PMDB), com 25,63% das intenções de voto. A pesquisa mostra Lio Marin (União) como o terceiro colocado com 9,21%, Cláudia Bratti (PP) aparece com 8,04% e Leandro Brugnago (PCO) com 1,84%. Já os eleitores que afirmaram não saber em quem votar representaram 12.40%.
Em seguida foram apresentados de forma estimulada os nomes dos candidatos junto com os vices. Nesta situação 47,74% das pessoas entrevistadas apontaram a preferência pela chapa composta por Carmem Zanotto e Jair Júnior. O segundo lugar ficou com Elizeu Mattos e Gil Zappellini que receberam 25,96% das intensões. Lio Marin e Vinícius Borges apareceram com 10,22%, Cláudia Bratti e Celi Garci com 9,38%, Já Leandro Brugnago e Antônio Carlos foram mencionados por 2,68% das pessoas. Os eleitores que disseram não saber em que votar representaram 4,02%.
Em relação à rejeição, Carmem Zanotto e Jair Júnior foram mencionados por 13,40%, Elizeu Mattos e Gil Zappellini 9,88%, Cláudia Bratti e Celi Garcia 8,04%, Leandro Brugnago e Antônio Carlos também apareceram com 8,04%, em último lugar aparece Lio Marin e Vinícius Borges com 7,20%. Da mesma forma, 37,02% das pessoas afirmaram não saber e 16,42% dos entrevistados disse que não votaria em nenhum dos candidatos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Das pessoas entrevistadas, 84,92% afirmaram que a escolha é definitiva e 13,90% declararam que ainda pode mudar de candidato. Os eleitores também foram indagados sobre quem acham quem venceria a eleição para prefeito em Lages, 55,44% mencionaram Carmem Zanotto, 26,63% Elizeu Mattos e 5,36% afirmaram que seria Lio Marin