21 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana será marcada por temporais e volumes alarmantes de chuva

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Segundo a Defesa Civil, instabilidades se acentuam entre a quarta e sexta-feira

Após um fim de semana de tempo firme e ensolarado em toda Santa Catarina, a segunda semana de outubro começa já com atenção do monitoramento meteorológico da Defesa Civil (SDC) para a previsão de elevados acumulados de chuva em curto período a partir da quarta-feira (9).

Neste dia, ocorre a intensificação da chuva em todas as regiões, podendo se estender até sexta-feira (11). Segundo o meteorolgista da SDC, Caio Guerra, a persistência da chuva deve provocar risco alto a muito alto para alagamentos, inundações e deslizamentos. Ainda, podem ocorrer temporais, trazendo risco para enxurradas, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, entre outros transtornos.

 

Estas condições ocorrem devido à intensificação da circulação marítima, que passa a aumentar a umidade, combinada a uma região de baixa pressão no Paraguai, que se aproxima do estado e aumenta as instabilidades.

Imagem: Defesa Civil/Reprodução

Confira a previsão por região

Segunda-feira

A segunda-feira (7) começou com tempo firme na maior parte do estado, com predomínio de sol no Oeste e maior nebulosidade e condição para chuvas fracas esparsas no Litoral e Vale do Itajaí. Entretanto, ao longo do dia, a influência de uma área de baixa pressão favorece condições para pancadas de chuva e temporais isolados por todo o estado, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

À tarde, as máximas ficam entre 26 e 34°C no Grande Oeste e entre 20 e 25°C na metade leste de Santa Catarina, com valores menores nas áreas de maior altitude desta porção do estado. Os ventos de direção norte/nordeste se intensificam entre o Grande Oeste e o sul do estado, com rajadas entre 40 e 60 km/h, o que favorece maior agitação marítima no Litoral Sul no final do dia com ondas de leste entre 1,5m e 2,0m.

Terça-feira

A terça-feira (8) já inicia com chuva de fraca a moderada e temporais isolados entre a Grande Florianópolis, Serra e o sul de Santa Catarina. Nas demais regiões, especialmente no Grande Oeste, uma área de baixa pressão associada ao calor e à umidade fornece condições para temporais acompanhados de chuvas pontualmente intensas, rajadas de vento e eventual queda de granizo ao longo do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas relacionadas.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 11°C e 19°C na maior parte de SC. Já as máximas oscilam entre 22°C e 29°C, com os maiores valores esperados para o Oeste e Planalto Norte. O dia deve começar com ventos predominantes de norte/nordeste, mudando para sul ao longo do dia com rajadas entre 40 e 60 km/h.

Quarta-feira

Na quarta-feira (9), as áreas de instabilidade se intensificam sobre grande parte do estado, com condição para chuva persistente e volumosa, além de temporais com raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, oferecendo risco moderado a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica. Entre o Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Norte do estado, além da chuva frequente, a condição para temporais é alta. Entre o Médio e o Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul do estado, a tendência é que a chuva seja mais persistente, mas com menor potencial para temporais com raios, rajadas de vento e granizo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Em função das instabilidades, não deve haver grande variação de temperaturas, com os termômetros marcando entre 13°C e 22°C à tarde na maioria das regiões, e com valores entre 8°C e 12°C nos pontos mais altos da Serra. A agitação marítima aumenta ao longo do dia com ondas de leste entre 1,5 e 2,0 m à noite.

Quinta e sexta

Entre a quinta (10) e a sexta-feira (11), a área de baixa pressão deve seguir se aprofundando sobre o estado, dando origem posteriormente à formação de um Ciclone Extratropical na costa do Rio Grande do Sul e a formação de uma nova frente fria, o que deve seguir favorecendo condição para chuva intensa e volumosa no estado, além de temporais com risco moderado a alto para ocorrências associadas.