Fotos: Carolina Arruda
Festival ocorre entre os dias 11 a 19 de outubro, e promete trazer mais de 80 filmes e diversas atividades culturais
Ocorre a partir desta sexta-feira (11) a 23ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, no Centro Integrado de Cultura (CIC) e em mais de 150 escolas da cidade. O evento, que se tornou um dos mais tradicionais do país, vai até o sábado, 19 de outubro, e busca celebrar a infância por meio do cinema, promovendo um espaço de reflexão sobre a cinematografia nacional e internacional.
Ao todo, serão exibidos mais de 80 filmes, incluindo curtas e longas-metragens, além de apresentações musicais e oficinas de audiovisual voltadas para crianças.
As sessões de cinema serão acessíveis, com exibições em LIBRAS e audiodescrição, reafirmando o compromisso com a inclusão fomentada pelo festival desde sua primeira edição em 2002. A programação deste ano destaca a diversidade, com produções que refletem a pluralidade cultural de 14 países.
O evento contará com um Encontro Nacional de Cinema Infantil nesta sexta-feira, abordando as perspectivas do mercado audiovisual para crianças, e a pré-estreia da série “Gente Verdadeira”, que retrata diferentes infâncias indígenas no Brasil.
A abertura será marcada por debates com importantes figuras do setor, como Fabiano Gullane, Célia Catunda, Gabriella Mancini, Carla Esmeralda, Aleteia Selonk, Aline Belli, Patricia Barcellos, Tatiana Costa, entre outros. Ressaltando a importância do cinema na formação da cidadania e na construção de plateias críticas.
A Mostra continua gratuitamente o ano todo no Cinema do CIC. Além do mais, a programação, e a pipoca, serão gratuitas e acessíveis para toda a família dos dias 11 a 19, você pode conferir a programação completa no site.
Além de exibições, a Mostra oferece ainda a oportunidade de interação e aprendizado para adultos, através de oficinas e consultorias, com patrocinadores importantes do evento.