10 de outubro de 2024
TVBV ONLINE
Internacional

Furacão Milton: prefeita de Tampa alerta para risco de morte

Foto: NOAA/Serviço Nacional de Meteorologia

A expectativa é que o fenômeno atinja a costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9)

A Flórida, ainda se recuperando dos danos causados pelo furacão Helene, enfrenta a iminente chegada do furacão Milton, que já causa grande preocupação nas autoridades locais. O fenômeno, que se formou no Caribe e se dirige ao México e à Flórida, chegou a atingir a categoria 5, a mais alta na escala de furacões. Atualmente, Milton está na categoria 4, mas pode voltar à intensidade máxima, conforme alerta o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NOAA/National Weather Service).

Com ventos que podem chegar a 300 km/h, Milton ameaça atingir principalmente a costa oeste da Flórida, incluindo a cidade de Tampa, que possui mais de 3,3 milhões de habitantes. Jane Castor, prefeita de Tampa, fez um apelo urgente à população das áreas de evacuação, alertando que, se não deixarem a região, irão morrer.

 

O alerta reforça a gravidade da situação, especialmente em uma região que ainda sofre as consequências da passagem de Helene, que, há menos de duas semanas, deixou cerca de 230 mortos na mesma faixa de costa.

Com a aproximação da tormenta, os moradores da Flórida Central enfrentam um cenário com possível desabastecimento, com a escassez de combustível, água e alimentos pela evacuação em massa. A expectativa é que o furacão Milton atinja a costa do Golfo da Flórida nesta quarta-feira (9), intensificando os preparativos de emergência na região.

A temporada de furacões no Atlântico, que vai até 30 de novembro, já mostra seu potencial devastador, e as autoridades seguem vigilantes, pedindo à população que priorize a segurança e siga as instruções.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão