10 de outubro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Vídeo: Protesto é realizado em frente a boate onde jovem foi morto

A situação precisou da interferência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Imagem: CBMSC.

Os manifestantes atearam fogo em uma barricada que interditou o trânsito de uma das principais vias de Florianópolis

O protesto foi realizado na noite desta quarta-feira (09) em frente a boate onde jovem foi morto durante uma briga. Com faixas e cartazes com os dizeres “Eterno TH”, apelido da vítima e “Queremos justiça” os manifestantes exigiam rigidez no caso. O trânsito foi interditado em um dos sentidos da Avenida Mauro Ramos. Uma barricada com pneus e adeira foi incendiada pelas pessoas que participavam do ato.

O portão do estabelecimento chegou a ser derrubado com chutes e foguetes foram disparados contra a boate. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar (PMSC) e pelo Guarda Municipal. O Corpo de Bombeiros apagou o fogo na barricada com cerca de 500 litros de água e liberou a via. Já os manifestantes foram dispersados pela PMSC.

Os acusados pela morte, um policial militar e um segurança da boate, permanecem presos. Eles passaram por uma audiência de custódia nesta quarta-feira (09). O militar está detido na carceragem do 4º Batalhão de Polícia Militar no Centro de Florianópolis.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A motivação

A manifestação foi realizada em função da morte de Thiago Kich de Melo, 28 anos, registrada na manhã da última terça-feira (08) após uma confusão na boate onde ocorreu o protesto. O crime foi gravado por uma câmera de vigilância do casal e chocou pelos requintes de crueldade.

A confusão começou após quatro amigos dentre eles a vítima, contestaram o valor da conta, que era R$ 1.801,80. Nas imagens é possível ver como tudo ocorreu. O segurança parou ao lodo do balcão e um dos jovens se aproximou e falou algo. O áudio da discussão não aparece nas imagens, mas informações extraoficiais apontam que foi teria sido uma ofensa racista.

Em resposta, o segurança agrediu o jovem com uma cotovelada. Nesse instante Thiago, que estava sentado, parte para cima do segurança para defender o amigo. A troca de socos é intensa e mais pessoas chegam ao local para tentar conter a briga.

Uma dessas pessoas era um policial, que segundo a Polícia Militar (PMSC) estava de folga da instituição. Ele entra na confusão, dá um soco em um dos jovens, saca uma pistola e chega a tentar separar a briga. No meio da confusão ele realiza um disparo. A vítima foi alvejada no peito e caiu na porta da boate. Com o tiro e o sangue no chão, as pessoas se afastaram.

Confira como tudo ocorreu

Requintes de crueldade

Tomado pela fúria, o segurança começa a pisotear a cabeça do jovem, que baleado permaneceu imóvel e indefeso no chão. O segurança ainda agrediu outro amigo da vítima, que permaneceu em um sofá após receber um soco do policial. O que chama a atenção no final do vídeo, é que várias pessoas passaram por cima da vítima se aproximaram, mas em nenhum momento o socorro foi prestado. Quando os socorristas chegaram ao local, Thiago já estava sem vida.

A Polícia Militar e a Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios, foram acionadas. O policial que realizou o disparo e o segurança foram presos em flagrante. Nesta quarta-feira (09), devem ser realizadas as audiências de custódia. Apesar o proprietário da boate negar, existe a suspeita de que o policial estava trabalhando de segurança no local. A PMSC se pronunciou através de nota.