Animais de alta linhagem genética ocupam as pistas de julgamento e de leilões / Foto: Fom Conrad
Importante contextualizar a história consolidada da Expolages, e que se deve ao esforço e à contribuição ao longo de 104 anos, de todas as diretorias e presidentes anteriores da Associação e Sindicato Rural, sendo fortalecida e ampliada a cada ano, e hoje, grandiosa, também pelo empenho dos atuais dirigentes. A história é brilhante, pensada desde o início pelos fundadores da Associação, no final da década de 30. Foi a partir dessa época que se deu início à forte organização, existente até os dias de hoje. Em tempos de hoje, é possível testemunhar o fortalecimento do agronegócio serrano, produzindo há mais de 200 anos nos campos nativos. o mais nobre dos alimentos: a proteína vermelha.
Tradição em negócios
A Expolages não visa grandes públicos, muito embora esteja aberta à visitação, gratuitamente. O foco é dirigido aos negócios. Porém, é sempre um atrativo. Durante o evento, passam pelo Parque Conta Dinheiro, cerca de 30 mil pessoas. O evento foi aberto oficialmente no final da tarde de quarta-feira (9), em ato bastante prestigiado no Pavilhão de Arremates José Arruda Ramos. Até domingo (13) o Parque Conta Dinheiro estará aberto para a receber os visitantes e àqueles que procuram bons negócios nos campos da indústria, comércio, prestação de serviços, além do segmento agro, com exposição de máquinas e equipamentos agrícolas, e demais instrumentos voltados para a produção no campo, além da oportunidade da compra e venda de animais de alta linhagem genética, através dos leilões.
Presença do governador Jorginho Mello
O governador Jorginho Mello (PL) confirmou presença na Expolages, e chega no final da tarde conforme previsto pela Assessoria. No dia da abertura, o Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, o representou. Não há previsão de atos oficiais. Jorginho deverá mesmo “turistar” pela Feira, e se juntar aos expositores, bem do jeito que ele mais gosta, apreciando cada um dos estandes, dentro do Parque Conta Dinheiro. Oportunidade para desfrutar do momento político na cidade, com a eleição de Carmen Zanotto, deputada e ex-secretária de Estado da Saúde, do seu Governo. A estada dele no evento, deverá também atrair outras lideranças políticas da região, alinhadas ao PL. Será muito bem-vindo. A eleição de Carmen com benção do governador, cria expectativa para o município, bastante combalido em termos de gestão, possa se recuperar e voltar a crescer. Um desafio enorme está para ser vencido, com o surgimento na história política de Lages, ao eleger a primeira mulher como prefeita.
Podemos constata grande crescimento e se fortalece
O Podemos expandiu sua presença nas prefeituras e Câmaras de Vereadores em Santa Catarina neste último pleito eleitoral. O partido tinha apenas um prefeito, Laerte Silva, em Jaguaruna, que foi reeleito. Agora, o partido também conquistou as prefeituras de Monte Castelo, com Sirineu, e de Santa Cecília, com Dr. Carlos. Além disso, o número de vice-prefeitos do Podemos passou de seis para 14, incluindo municípios como Palhoça, Lages, Camboriú, Biguaçu e São Francisco do Sul. Com isso, o Podemos ampliou sua atuação, representando diretamente mais de 760 mil catarinenses nos Executivos Municipais, seja com prefeitos ou vice-prefeitos. Na esfera legislativa, o Podemos aumentou sua bancada nos municípios. O partido tinha 53 candidatos concorrendo à reeleição nos legislativos municipais e conseguiu eleger 89 vereadores, entre reeleitos e novos eleitos. Além disso, o Podemos também participou da coligação que venceu eleições importantes, como de Topázio Neto em Florianópolis, de Adriano Silva em Joinville e Juliana Pavan em Balneário Camboriú.