18 de outubro de 2024
TVBV ONLINE
Variedades

Vídeo: Tempestade solar provoca show de luzes e ameaça serviços de comunicação

No Brasil o fenômeno não pode ser avistado devido ao mal tempo. Imagem: Reprodução / Redes Sociais.

Auroras boreais e austrais foram registradas em diversos pontos do planeta

Por pouco a tempestade solar severa registrada na última quinta-feira (10) não chegou ao nível máximo. O fenômeno, provocado por uma intensa explosão no sol, impressionou milhões de pessoas ao redor do mundo com um verdadeiro show de luzes. Foram registradas auroras boreal e austral nos hemisférios Norte e Sul.

Foi possível a visualização em todos os continentes e em locais onde a situação é rara, como na costa do Mediterrâneo e nas ilhas do Caribe e em países asiáticos, na África do Sul, além do Sul da América do Sul. De forma inédita o fenômeno foi testemunhado na província de Buenos Aires, na Argentina, e no Uruguai nas proximidades com a fronteira com o Brasil.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Cientistas do Centro de Previsão do Tempo Espacial da NOAA (SWPC) afirmaram que uma nuvem provocada pela ejeção de massa coronal do Sol atingiu o planeta na última quinta-feira (10). Com isso, foi provocada uma tempestade geomagnética “severa” o que possibilitou o show de luzes em diversos pontos do planeta. Por outro lado, colocou em risco de interferência em redes de distribuição de energia e sistemas de comunicação de GPS e rádio. Especialistas também explicam que a casa onze anos ocorre o ciclo solar quando os polos Norte e Sul do Sol trocam de lugar. Nesse período podem ocorrer muitas explosões.