Foto: PMSC/Reprodução | Última atualização: 15h
Tentativa de homicídio e perseguição são registrados no Norte da Ilha nas primeiras horas desta sexta (18)
Dois homens e um menor de idade foram apreendidos na madrugada desta sexta-feira (18) em Florianópolis. De acordo com a Polícia Militar (PMSC) eles são suspeitos de realizar uma série de disparos de arma de fogo, tentar matar um homem, de 49 anos, e incendiar um carro.
A ação iniciou por volta das 1h10. Segundo o relatório da ocorrência, o 21º Batalhão da PMSC foi acionado após diversos disparos de arma de fogo serem ouvidos na região do bairro Vargem Grande. Chegando no loca, os autores já haviam fugido rapidamente, mas os agentes encontraram oito cápsulas de munições deflagradas.
Segundo informações coletadas pela PMSC, os disparos foram realizados por três autores que saíram em dois carros. Em seguida, eles atearam fogo em um deles em um bairro próximo. O Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) foi acionado para atender ao incêndio criminoso.
Neste meio tempo, o homem de 49 anos, vítima da tentativa de homicídio, deu entrada em uma unidade de saúde. Ele foi atingido por pelo menos dois disparos de arma de fogo.
Durante as buscas pelos autores, os militares se depararam com um Volkswagen Gol azul que, ao avistar a viatura da PMSC, entrou em fuga em direção à Vargem do Bom Jesus. Após alguns quilômetros de perseguição, os policiais conseguiram abordar o automóvel, ocupado por homens com 17, 18 e 19 anos de idade.
PCSC cita conflito entre facções criminosas
Os suspeitos resistiram á abordagem, tentando se desvencilhar dos policiais, mas sem sucesso. Durante buscas no carro, foram encontrados e apreendidos e apreendidos 45 gramas de maconha, 1,1 grama de cocaína com 56 pinos para embalagem, dois rádios comunicadores, oito munições deflagradas calibre 9mm e dois smartphones. Nenhuma arma foi encontrada.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os envolvidos e os objetos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil (PCSC). Os jovens de 18 e 19 anos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, embaraçar investigação que envolva organização criminosa majorado pelo emprego de arma de fogo e pela participação de adolescente, desobediência e resistência à prisão. Já o menor de idade foi encaminhado para a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso da Capital.
De acordo com a PCSC, o caso se trata de conflito entre facções criminosas rivais, e os apreendidos seriam informantes de um dos grupos. Ao ser acionado, o Corpo de Bombeiros Militar registrou também no relatório da ocorrência que a causa do veículo incendiado teria sido “briga entre gangues”. Entretanto, o 21º Batalhão de Polícia Militar nega essa informação.
Os autores dos disparos e do incêndio ao veículo não foram identificados.