23 de outubro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Vídeo: Caça da Força Aérea Brasileira cai e explode

Uma coluna pode ser vista no local do impacto. Imagem: Reprodução / Redes Sociais.

Uma grande coluna de fumaça pode ser vista saindo do local do impacto

O jato da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em uma área de mata nas proximidades de um condomínio no município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, na tarde desta terça-feira (22). A aeronave explodiu ao tocar o solo. Imagens gravadas por moradores da região mostram a aeronave em chamas e caindo. Em seguida é possível ver uma grande bola de fogo e uma coluna de fumaça. Segundo a FAB, o jato, modelo F-5M, estava sendo utilizado em um voo de treinamento. Quando o piloto percebeu problemas no caça rumou para uma “região desabitada” e ejetou da aeronave. Ele foi resgatado com vida e encaminhado para o Hospital.

O acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da FAB. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater o fogo na vegetação, provocado pelo combustível do avião, a situação já foi controlada. O caça levava o número de série 4866 e pertencia ao 1º/1º Grupo de Caça. A aeronave estava participando dos preparativos do Exercício CRUZEX 2024 que iniciam no dia três de novembro.

Nota do Corpo de Bombeiros

“O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) está atuando no combate a um incêndio em vegetação na comunidade de Pium, no município de Parnamirim, Grande Natal. O incêndio foi provocado pela queda de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), ocorrida na tarde de hoje (22), em uma área de mata próxima a diversos condomínios residenciais. Todas as informações estão sendo oficialmente divulgadas e confirmadas pela Assessoria de Comunicação da FAB.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A aeronave

O F-5M, utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) é um avião supersônico capaz de atingir a velocidade de Mach 2,2 (2.335 km/h). O equipamento foi desenvolvido nos Estados Unidos e introduzido na FAB em 1975. A partir do ano 2000 as aeronaves passaram por um processo de modernização o que aumentou a capacidade operacional e velocidade.

O jato é utilizado principalmente em missões de defesa aérea, interceptação e ataque ao solo. Possui um canhão de 20 mm e pode carregar até 3.175 kg de mísseis e bombas.