24 de outubro de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

McDonald’s suspende venda de hambúrguer após morte por bactéria nos EUA

Com informações de Band.com.br | Foto: Canva

Ingrediente possivelmente contaminado vem de fornecedor que atende 3 centros de distribuição da empresa

O McDonald’s decidiu suspender a venda de um lanche após um surto de bactéria provocar uma morte nos Estados Unidos. O “Quarter Pounder” – semelhante ao “Quarteirão” no Brasil – foi retirado do cardápio em 10 estados. As autoridades estão investigando o surto de uma bactéria que pode provocar infecções digestivas, a “E.Coli”.

Nesta terça-feira (23), o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos informou que uma pessoa morreu e outras 49 ficaram doentes nesses 10 estados. Pelo menos 10 clientes precisaram ser hospitalizados.

 

“Todos os entrevistados reportaram ter se alimentado em um McDonald’s antes do quadro de sintomas ter início, e a maioria mencionou especificamente ter comido um sanduíche Quarteirão”, destacou o CDC.

Os casos foram registrados entre o fim de setembro e o início de outubro. O McDonald’s informou que uma investigação preliminar apontou que os casos podem estar relacionados às cebolas fatiadas usadas no lanche.

Em nota, o diretor de Cadeia de Suprimentos da rede de fast food na América do Norte, Cesar Piña, disse que as primeiras descobertas vinculam as cebolas fatiadas aos casos. O ingrediente, segundo ele, é proveniente de um único fornecedor que atende a três centros de distribuição da rede.

“Como resultado e em conformidade com os nossos protocolos de segurança, todos os restaurantes locais foram instruídos a retirar esse produto de seus estoques e suspendemos a distribuição de todos os lotes de cebolas em rodelas na área impactada.”

> Brasileira pede a Trump para não deixar os EUA virarem o Brasil
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos também está analisando a carne usada no hambúrguer. Não há registros de casos no Brasil.

Entenda a doença

Em casos de infecção por E. coli, a maioria dos pacientes apresenta cólicas estomacais intensas, diarreia (geralmente com sangue) e vômitos. Os sintomas, na maior parte das vezes, começam de três a quatro dias após o contato com a bactéria.

De acordo com o CDC, grande parte dos pacientes se recupera sem necessidade de tratamento hospitalar no prazo de cinco a sete dias. Algumas pessoas, entretanto, podem desenvolver sérios problemas renais, como a síndrome hemolítico-urêmica, e precisam de internação.