Foto: Ronaldo Penido / TVBV
Novo corredor viário de 145 km visa desafogar o trânsito e impulsionar a logística no litoral norte do estado
Na tarde desta quarta-feira (23), o governador Jorginho Mello, autorizou a elaboração do projeto de construção da Via Mar, uma rodovia paralela à BR-101. Com 145 km de extensão, o Corredor Litorâneo Norte será desenvolvido por meio de uma parceria público-privada com o objetivo de desafogar o trânsito.
A assinatura marca o início da fase de planejamento detalhado do projeto, incluindo estudos de impacto ambiental e a definição dos traçados técnicos. A expectativa é que as obras comecem após a conclusão dos estudos e a obtenção das licenças necessárias, com previsão para 2026.
O projeto foi dividido em cinco lotes, e nesta quarta-feira, foram autorizados os projetos executivos de quatro lotes, que irão de Joinville até Itajaí. De acordo com o governador, a nova rodovia será fundamental para impulsionar a logística catarinense, beneficiando indústrias, portos e o comércio da região.
Impacto na economia e mobilidade
Além de melhorar o fluxo de veículos, principalmente de caminhões, que transportam produtos para os portos de Itajaí e São Francisco do Sul, a Via Mar também deve reduzir os custos de transporte e o tempo de deslocamento para as empresas da região.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a Secretaria de Estado do Planejamento, o litoral norte de Santa Catarina concentra cerca de 60% da população do estado, o que reforça a importância da obra para a economia local e a melhoria da mobilidade urbana.