Foto: Redes sociais/Reprodução
Acidente resultou na morte de todos os ocupantes da aeronave
Na noite de quarta-feira (23), um avião de pequeno porte que partiu de Florianópolis caiu em durante uma tempestade em Santa Branca, no interior de São Paulo. A confirmação da tragédia foi divulgada nesta quinta-feira (24) pela empresa Ata Aerotaxi Abaete LTDA, responsável pela aeronave, juntamente o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).
A aeronave envolvida no acidente era um Embraer-121 Xingu, transportava um piloto, um copiloto e três passageiros. As identidades das vítimas ainda estão sendo verificadas, enquanto o local da queda foi isolado para facilitar a recuperação dos corpos entre os destroços.
Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro, o avião tinha todas as autorizações necessárias para operar como táxi aéreo. A documentação estava regular, com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade válido até junho do próximo ano, e a aeronave era considerada apta para voos.
O avião decolou de Florianópolis às 16h58min e desapareceu dos radares às 18h39min de ontem, as equipes de resgate chegaram ao local por volta das 23h. Até a 1h da madrugada, não havia sinais de sobreviventes, e as condições climáticas adversas dificultaram os esforços de busca, conforme relatou o CBPMESP.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, a aeronave chocou-se com o morro em uma área de mata de difícil acesso, a aproximadamente 100 quilômetros da capital paulista. Moradores relataram terem escutado um barulho semelhante a uma falha no motor, seguido por um estrondo.
As causas do acidente estão sob investigação, com as operações de busca coordenadas pelo Salvaero, centro de busca e salvamento da Força Aérea Brasileira, em colaboração com a Polícia Civil e Militar.