24 de outubro de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Golpistas se passam por motoboys para clonar cartão de vítimas em Blumenau

Fotos: Divulgação/PMSC

Polícia Militar prende segundo suspeito envolvido em esquema na cidade

A descoberta de um golpe que vem sendo aplicado em Santa Catarina levou á prisão de um homem de 26 anos, que se passava por motoboy na última terça-feira (22) em Blumenau, no Vale do Itajaí. Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o suspeito de uma série de crimes de estelionato clonava o cartão das vítimas ao entregar supostos presentes.

A PMSC chegou receber uma série de denúncias sobre este tipo de golpe e, na noite de terça, policiais observaram um homem em uma motocicleta com uma mochila exatamente iguais às imagens de câmeras de segurança que conseguiram registrar o golpista.

 

Durante a abordagem, o homem ainda tentou fugir, mas a equipe das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) conseguiu apanhá-lo. Durante a fuga, ele arremessou uma máquina de cartão que caiu no quintal de uma casa, mas foi recuperada em seguida.

Com o motociclista, foram apreendidas três máquinas de cartão de crédito, um dispositivo “chupa cabras” (utilizado para coleta de dados de cartões), dois aparelhos celulares, uma cesta de chocolate e a motocicleta utilizada para praticar os crimes.

Segundo a Polícia Militar, este é o segundo suspeito preso pela pratica do mesmo golpe em Blumenau. Natural de São Paulo, o homem trabalhava com uma quadrilha que tem acesso a um o banco de dados com informações das possíveis vítimas e envia os autores que se passam pelos motoboys.

Entenda o golpe

De acordo com a PMSC, o golpe funciona da seguinte maneira: o motoboy levanta informações das vítimas, como nome, endereço e data de aniversário. Ele vai até a residência e informa que alguém teria enviado um presente, e o remetente teria apenas de pagar a taxa de entrega, o que poderia ser feito com cartão de crédito.

Durante o pagamento, o golpista clona as informações do cartão e realiza saques posteriores, ou cancela a operação e informa à vítima que houve um erro e deveria repetir o pagamento, mas trocava o valor sem que a pessoa perceba.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão