Por: Juliana Bartholomey | Foto: Vo Augusto Rollmops
Prato típico alemão já virou competição
O rollmops é um prato típico alemão conhecido pelo sabor ácido e característico. Originalmente feito com arenque, no Brasil a receita foi adaptada para sardinha, mantendo a essência do prato tradicional do norte da Alemanha. Cada unidade do rollmops é composta por um filé de sardinha enrolado com cebola e temperado com sal, vinagre e especiarias, oferecendo uma experiência única e artesanal.
A fama de “cura ressaca” vem de uma tradição antiga. A lenda conta que pessoas, após uma noite de festa e bebida nos barcos, comiam rollmops para aliviar a ressaca e encarar o trabalho no dia seguinte. A combinação de vinagre e especiarias ajudaria a revigorar e aliviar os sintomas, tornando-se um aliado para quem consome cerveja e chope.
O “sushi” alemão se tornou um sucesso entre os festeiros da celebração, com mais de 11 mil unidades vendidas o produto já superou as vendas do ano anterior.
Rollmopswagen: a Kombi da iguaria na Oktoberfest
A iguaria também pode ser apreciada na Oktoberfest Blumenau nos desfiles por meio do Rollmopswagen, uma Kombi estilizada que distribui cerca de 200 unidades do prato em cada desfile. O veículo é do empresário Giovanni Paulo Carraro, que destaca o sucesso da iniciativa em resgatar essa tradição trazida pelos imigrantes.
“Hoje a gente brinca até que traz memórias efetivas, porque muita gente que vem comprar com a gente, vem conversar com a gente, diz poxa, eu lembro quando minha avó, meu nono, minha nona fazia isso, era muito legal, eu lembro da minha infância, então a gente já está brincando que ele é uma iguaria agora nostálgica também”, explica Giovanni.
Competição de “comedor de Rollmops”
Além da degustação, o Rollmopswagen promove o campeonato de “Comedores de Rollmops”, um dos destaques da Oktoberfest. A competição conta com baterias masculinas e femininas, nas quais os participantes precisam comer 10 rollmops no menor tempo possível.
Em 2022, o recorde foi estabelecido com 1 minuto e 11 segundos. Neste ano, o segundo colocado completou o desafio em 1 minuto e 25 segundos, enquanto a categoria feminina teve um empate com participantes consumindo os 10 rollmops no tempo limite de 2 minutos.