A origem do Halloween vem do primeiro milênio antes de Cristo na Europa Central. Imagem: Freepik
A cultura surgiu na Europa e foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses
Popularmente conhecido como Dia das Bruxas, o Halloween é uma celebração popular que se fortaleceu nos Estados Unidos. Os imigrantes irlandeses levaram a tradição por volta de 1840 e ela se espalhou por diversos países. A festa já foi muito criticada no Brasil como uma influência cultural americana, mas com filmes e séries o Dia das Bruxas passou a se tornar cada vez mais presente na cultura brasileira.
A data é comemorada no dia 31 de outubro e o nome é uma derivação do termo “All Hallows’ Eve”, comum na cultura do Reino Unido. “Hallow” é um termo antigo que significa “santo”, enquanto que “Eve” é “véspera”. Isso por que até o século XVI, a denominação se referia a noite anterior ao “Dia de Todos os Santos”, comemorado em 1º de novembro.
Teorias apontam que a origem do Halloween vem do primeiro milênio antes de Cristo na Europa Central e é ligada ao festival da celta de Samhain, que significa “fim do verão”. Nessa festividade eram realizadas homenagens aos mortos. Acreditava-se que nesta data eram abertas as barreiras entre os mundos e as almas dos mortos podiam visitar os vivos. Os celtas também acreditavam na magia da noite de 31 de outubro que era um período favorável para contactar outras realidades e dimensões.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Doces ou Travessuras
A brincadeira de doces ou travessuras surgiu com base no costume europeu do Século IX, conhecido como “souling”. As pessoas iam de vila em vila pedindo “soul cakes”, os bolos de alma, feitos de pão e groselhas. Uma oração era feita para cada bolo recebido para um parente da pessoa que doou o doce.
Abóboras
Uma das curiosidades do Halloween é a decoração com abóboras. Acredita-se que o costume é do folclore irlandês. O misticismo gira em torno da história de um jovem brincalhão conhecido como Jack que teria conseguido enganar o Diabo. A lenda diz que Jack fez o Diabo subir em uma árvore, depois desenhou uma cruz no tronco prendendo a criatura. Então jovem vez um acordo, o Diabo seria libertado apenas se nunca mais tentasse levá-lo embora.
Quando morreu Jack foi proibido de entrar no céu, devido as brincadeiras que fazia, e teve as portas do inferno fechadas por ter enganado o Diabo que apenas ofereceu a Jack um pedaço de carvão aceso para iluminar o caminho. O carvão estava dentro de um nabo oco para durar mais tempo. Assim a lenda foi conhecida como Jack O’ Lantern, “Jack da Lanterna”. Os irlandeses usavam nabos nas decorações, mas ao migrar para os Estados Unidos começaram a usar abóboras na decoração por que eram facilmente encontradas.
As bruxas
Outra lenda dizia que as bruxas se reuniam duas vezes ao ano, durante as mudanças das estações, em 30 de abril e 31 de outubro. Elas realizavam uma festa promovida pelo Diabo. Nesse período lançavam os mais diferentes feitiços e maldições. As pessoas acreditavam que para encontrar uma bruxa no Halloween era necessário vestir roupas do avesso e andar de costas, com isso, uma bruxa aparecia à meia-noite.