Foto: Divulgação/PMF
Organização do evento espera receber 70 mil pessoas
A 22ª edição da Festa Nacional da Ostra teve a programação divulgada nesta quinta-feira (31). O evento, organizado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, foi realizado no Mercado Público. A tradicional Fenaostra tem data marcada para os dias 3 e 8 de dezembro, no CentroSul, também na capital.
Com uma programação diversificada, a Fenaostra oferece degustações, pratos gastronômicos exclusivos, apresentações culturais e atividades para todas as idades. Ao menos 12 estabelecimentos estarão presentes no evento, sendo que oito têm a ostra como destaque no cardápio.
Durante os seis dias de festa, o público poderá aproveitar apresentações artísticas em diversos horários. A festa confirmou como atrações principais o grupo de pagode Pixote e a cantora sertaneja Yasmin Santos. Além dos shows principais, o evento contará com artistas locais, incluindo o trio Entre Elas, a banda Expresso Rural, o samba do Quinteto SA e o grupo Dazaranha. Durante os seis dias de festa, o público também poderá aproveitar apresentações acústicas ao vivo no horário do almoço.
Florianópolis, conhecida como a Capital Nacional da Ostra, é responsável, junto com outros municípios da região, por 90% do abastecimento de ostras no país. Em 2023, foram comercializadas cerca de 40 mil dúzias do molusco durante o evento. “Pensando nisso, foi construída uma festa bonita, plural, que abre espaço para moradores e turistas entenderem de perto a riqueza da ostra manezinha, do nosso modo de cultivar e preparar essa iguaria desejada mundo afora”, destacou o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, durante o lançamento.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
No ano passado, cerca de 60 mil pessoas prestigiaram o evento, e a expectativa para este ano é um aumento de 10% a 15% no público, podendo chegar a 70 mil visitantes.
A festa também oferece uma ambientação típica açoriana, feira de artesanato local e um espaço exclusivo para crianças. Serão pelo menos 60 expositores oferecendo itens como utensílios domésticos, objetos decorativos, bonecas, acessórios e semijoias.
Organizado em parceria com o setor privado, o evento tem entrada gratuita na abertura e até às 17h nos dias de semana. Durante o fim de semana e no período noturno, os valores de entrada variam conforme a atração, e os ingressos podem ser adquiridos no site do evento ou na bilheteria do CentroSul.