Foto: Juliana Bartholomey/ TVBV Online
Celebração é comemorada em 1º de novembro
Comemorado em 1º de novembro, o Dia de Todos os Santos é uma celebração tradicional do calendário católico, situada entre o Halloween e o Dia dos Finados. Esta data homenageia tanto os santos oficialmente canonizados quanto aqueles que, embora não canonizados, são considerados dignos pelo mérito de suas ações e virtudes.
Devido a perseguição de Diocleciano, em 303, a Igreja Católica parou de dedicar homenagens aos mártires no aniversário de suas mortes e designou um único dia anual para essa homenagem coletiva. Nos séculos VIII e IX, a celebração do Dia de Todos os Santos se difundiu pela Europa, especialmente após a oficialização feita pelo Papa Gregório II, que, entre 731 e 741, estabeleceu a data de 1º de novembro para a celebração.
Em Roma, ele construiu uma capela na Basílica de São Pedro, dedicada aos santos apóstolos, mártires, confessores e justos em paz. Anos depois, por volta de 837, o Papa Gregório IV instituiu oficialmente a data como feriado católico, o que contribuiu para sua popularização e reconhecimento ao longo dos séculos.