Foto: Prefeitura de Modelo/Divulgação
Cidades vizinhas também anunciaram medidas de segurança
A Prefeitura de Modelo, no Oeste de Santa Catarina, informou nesta quarta-feira (13) que cancelou as aulas na na Escola de Educação Básica Dom Helder Câmara, após a unidade da Rede Estadual de Ensino receber ameaças de ataque por por e-mail entre essa terça-feira (12) e hoje.
A decisão foi tomada após uma reunião entre o prefeito Dirceu Silveira com a diretora da escola, Marli Cremonini, e representes das forças de segurança. As aulas estão canceladas nesta quarta e quinta-feira (14), como medida preventiva de segurança.
O Município informou que também estão canceladas as atividades do Departamento de Esportes, Departamento de Cultura, Departamento de Assistência Social e Cultivar, bem como os profissionais serão dispensados nestes dois dias. As matrículas da Rede Municipal de Educação também serão prorrogadas até a terça-feira (19).
Dirceu Silveira afirmou que o intuito das medidas não é causar pânico na população, e afirmou que o autor das mensagens tem o intuito de criar momentos de instabilidade e pânico. “As providências estão sendo tomadas devido a mensagens direcionadas a um atentado contra o nosso colégio estadual Dom Helder Câmara. As medidas que nós tomamos são necessárias para nos proteger, as nossas crianças, os nossos familiares e os nossos educandários”, afirmou o prefeito de Modelo.
O teor das ameaças feitas por e-mail não foi divulgado. A reportagem do TVBV Online procurou a Secretaria de Estado da Educação, que afirmou que a prioridade é a segurança dos estudantes. “A Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha ressalta que a segurança dos estudantes e comunidade escolar vem em primeiro lugar. O caso já está sendo acompanhado pela Polícia Militar para que a segurança de todos seja preservada. Reforçamos ainda que os protocolos de segurança para situações como essa devem ser rigorosamente respeitados”, informou em nota.
Caso é investigado pela PCSC
A Polícia Civil (PCSC) afirmou que os fatos relacionados ao e-mail contendo ameaças direcionadas à escola estão sendo investigado pelo CyberLab, e que trata-se de um caso isolado.
O delegado Joel Specht, responsável pela Delegacia Regional de Polícia de Maravilha, afirmou que o caso é tratado com seriedade, mas que não há justificativa para a suspensão das aulas ou o fechamento de escolas.
“Neste momento, devemos reforçar a segurança nas escolas e a intensificação do patrulhamento pelas forças policiais, a fim de garantir a segurança e o bem-estar de todos. Além disso, é importante evitar a propagação de informações falsas, que apenas trazem preocupação a população”, afirmou o delegado em vídeo divulgado nas redes sociais da PCSC.
Municípios vizinhos manifestam preocupação
A Prefeitura de Bom Jesus do Oeste comunicou também o cancelamento das aulas nas redes estadual e municipal. Segundo o Município, a decisão foi tomada também após reunião de emergência com representantes da Educação Municipal e Estadual, além de representantes das forças de segurança.
Em nota, a Prefeitura reforçou que as ameaças foram direcionadas somente à escola em Modelo, mas que as medidas foram adotadas por precaução. Também estão canceladas as atividades do Departamento de Esportes, Departamento de Cultura e oficinas.
“Por prudência, prevenção e primando pela segurança de todos os alunos das redes de ensino do município, o prefeito Aírton Antônio Reinehr juntamente com os representantes da Educação Municipal e Estadual, Polícia Militar, em conjunto foi decidido que as aulas estão canceladas nesta quarta-feira (13) e amanhã, quinta-feira (14), como medida preventiva de segurança”, afirmou a nota.
Já a Prefeitura de Nova Erechim afirmou que medidas de segurança foram adotadas no Centro Municipal de Educação Infantil Raio de Sol e na Escola Reunida Municipal Professora Lydia Franzon Dondoni, mas que as aulas não foram canceladas. Em nota, o Município afirmou que comunicou imediatamente as Polícias Civil e Militar para que tomassem as providências necessárias.
“Além disso, solicitamos atenção redobrada dos seguranças em nossas escolas, para que nossas unidades de ensino continuem sendo locais seguros para todos. O atendimento permanece normalmente nesses locais, com todos os cuidados necessários de segurança para zelar pela tranquilidade e a proteção de nossos estudantes, colaboradores e comunidade escolar”, afirma a nota.