O dia 22 de novembro é uma data especial para Lages, Santa Catarina, pois celebra o aniversário da cidade, e completa 258 anos. Fundada em 1766, Lages é uma das cidades mais antigas do estado e tem uma rica história cultural e econômica. A cidade é conhecida por suas belezas naturais, seu povo acolhedor e por ser um importante polo econômico da região serrana. Que a sua história possa ser mais dignificada politicamente e economicamente, num futuro próximo. Enfim, o povo lageano ama o lugar onde vive. Porém, há tempos, o sentimento tem sido ofuscado pelo momento difícil vivido na política até há pouco tempo. Digo isso, porque a mudança de um nome diferente para gerir os destinos do município, o da deputada Carmen Zanotto, reacende a esperança de dias melhores. Seja como for, neste 22 de novembro, Lages aniversaria. Fica o registro e os parabéns!
Foto: Ascom PML
O primeiro de janeiro está logo à frente
Os lageanos observam o passar do tempo, olhando para o primeiro de janeiro de 2025, com a mais firme esperança de um novo começo para o município. Uma esperança fortalecida pelas ações no campo político, protagonizadas neste período que antecede a posse dos novos gestores, pois, nesta quita-feira (21), em coletiva à imprensa, a prefeita Carmen Zanotto anunciou os primeiros novos secretários municipais. Foram 10 os nomes. A grande novidade, foi a confirmação do nome do vice-prefeito eleito Jair Junior para assumir a Semasa, alvo dele, como vereador, de fortes fiscalizações e críticas. A Secretaria de Águas e Saneamento tem sido protagonista de evidências de corrupção e que envolveram a administração anterior, com o então prefeito Elizeu Mattos, quanto a atual, com a chefia de Antonio Ceron. Ao falar sobre a decisão de conciliar o cargo de vice-prefeito e de gestor da Semasa, Jair Junior disse, primeiro, que irá receber apenas um salário, e que irá fazer jus à confiança depositada a ele, para gerir a autarquia municipal com muita responsabilidade.
Demais nomes apontados:
Samuel Ramos será Chefe de Gabinete; Rosane de Oliveira, Procuradora Geral do Município; Susana Zen aceitou o convite para a Secretaria da Saúde; Cristian Roberto Antunes de Oliveira, assumirá a Secretaria da Educação; Jean Davis Corbellini comandará a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente; Suzana Pereira Morais Duarte aceitou o convite para a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher; Malek Rau Dabbous, a Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana (SEPLAM); Evandro Frigo Pereira será o Secretário de Administração e Fazenda e Paula Cristina Pinheiro Granzotto assumirá a Auditoria Geral e Controladoria Interna.
Ouvir mais e falar menos
Ao se pronunciar, a prefeita Carmen Zanotto se referiu ao o compromisso de trabalhar muito para fazer Lages grande novo. A prefeita eleita explicou que os novos secretários indicados assumem com a responsabilidade de implementar os compromissos assumidos durante a campanha dela e do vice-prefeito eleito, Jair Junior. Trata-se de um grupo jovem, mas bastante técnico. Resumiu sua fala, ao afirmar que o seu compromisso vai muito além de um plano de governo, e de que estará presente na comunidade, nas secretarias, e menos gabinete. “Irei ouvir mais e falar menos, e principalmente zelar por cada centavo dos impostos dos lageanos”, completou.