25 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Cultura

Abertura no Natal de Joinville reúne 40 mil pessoas em espetáculo mágico

Foto: PMJ/Divulgação

Tema da festividade deste ano é ‘Histórias para contar, emoções para viver’

Cerca de 40 mil pessoas prestigiaram a abertura oficial do Natal de Joinville 2024 na noite desse domingo (24), em frente à Prefeitura. O tema deste ano é “Histórias para contar, emoções para viver”. O enredo do espetáculo de abertura levou o público a lembrar de momentos que marcaram suas vidas durante o Natal.

Enquanto duendes, o Homem Biscoito e o Boneco de Neve conduziam o público pela narrativa, o coral do Instituto Arte Maior e bailarinos da Cia MOA embalavam as apresentações ao som de tradicionais canções natalinas que eram acompanhadas por quem assistiu a apresentação. Mais de 200 pessoas participaram do espetáculo, assinado pelo diretor André Gress, que atua em produções da Broadway.

 

Outra lembrança de Natal encenada foi a montagem da árvore de Natal, momento em que os personagens lembram que ainda está faltando alguém para a festa estar completa. Eles estão falando sobre o Papai Noel, que ao surgir no palco anima o público e convida todos a resgatar mais uma tradição de Natal: o acendimento das luzes.

Foi o Bom Velhinho quem anunciou o acendimento das luzes da árvore e da fachada da Prefeitura. “O Natal é uma época de celebração, mas também de reflexão. Jesus nasceu para nos lembrar de que a verdadeira luz vem de dentro, e é essa luz que devemos carregar o ano todo”, disse o Papai Noel.

Um dos diferenciais da apresentação deste ano foi o show de efeitos especiais que impressionou o público e iluminou a fachada da Prefeitura. É o segundo ano que a assistente administrativo Marcia Zakalusny e a filha Alice participam da abertura do Natal.

“Este ano foi bem emocionante, e contanto toda a história do Natal, foi bem diferente, gostei bastante. A Prefeitura sempre surpreende com o espetáculo que dá”, diz Marcia. Alice, de 10 anos, já faz planos para aproveitar as atrações. “Se eu conseguir participar de tudo, eu vou ficar muito feliz”.

Em um vídeo envolvente, o prefeito Adriano SIlva assinou uma carta convidando o Papai Noel para participar das festas em Joinville. “Este é um momento muito importante para celebrarmos o nascimento de Jesus Cristo e também, em família, curtirmos um dos natais mais acessíveis do Brasil. Fazemos o Natal no Centro da cidade, um local onde as famílias podem frequentar várias vezes, curtir esse espaço que o Instituto Natal e os patrocinadores criaram para nós, joinvilense. Joinville é uma cidade para as pessoas”, declarou o prefeito na mensagem de boas-vindas.

Esta é a quarta edição do Natal de Joinville, que é realizado pelo Instituto Natal Joinville, com promoção da Prefeitura de Joinville e apoio de entidades e empresas privadas. O presidente do Instituto, Ozei Luiz da Silva, reforçou que as atrações do Natal são abertas para todas as pessoas. “Quase não tenho palavras para dizer o quanto é gratificante abrir mais uma edição deste evento feito especialmente para os moradores e visitantes da nossa cidade. Queremos fazer parte das memórias de Natal de cada um de vocês. Que o Natal de Joinville 2024 seja inesquecível para todos”, disse Ozei.

Veja mais na reportagem do SC Acontece

Circuito natalino

Após o espetáculo em frente à Prefeitura de Joinville, todas as praças e ruas tiveram a decoração natalina iluminada. O público aproveitou para se divertir e conhecer as atrações.

A Praça Dario Salles agora é a Vila do Papai Noel e conta com Bosque da Neve, Casa do Papai Noel e Árvore de Natal. Já a Praça Nereu Ramos é a Praça do Fritz, com destaque para o Carrossel e espaço para oficinas criativas de gastronomia, artesanato e Teatro de Bonecos.

Na Praça da Bandeira, foi instalada a Roda dos Sonhos, uma roda gigante com mais de 20 metros de altura. E no Ginásio Abel Schulz, a tradicional pista de patinação no gelo. As atrações do Natal de Joinville funcionam de terça-feira a domingo.

A decoração natalina foi instalada também em pontos estratégicos do município, como prédios públicos, Rua das Palmeiras, Av. Juscelino Kubitschek, Pórtico da Expoville e Vigorelli. O túnel de pisca-pisca, na Rua Rio Branco, tem 70 metros de extensão.