27 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Otimismo e economia aquecida impulsionam empresários catarinenses

Entre janeiro e setembro deste ano o crescimento foi de 4,5%. Imagem: Eduardo Valente/Secom.

A economia de Santa Catarina cresceu 4,5% entre janeiro e setembro de 2024, ante alta de 3% da média brasileira

O aquecimento da atividade econômica de Santa Catarina em 2024 está fazendo com que os empresários catarinenses ampliem o investimento. Dados divulgados pelo Banco Central (IBCR), a economia catarinense cresceu, entre janeiro e setembro deste ano, 4,5%, resultado superior a alta de 3% da média brasileira. Este resultado mostra a elevação da produção industrial de 6,8%, das vendas do comércio com 7,5% e do volume de prestação de serviços que cresceu 5,8%.

Segundo o Observatório da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), a confiança do empresário industrial catarinense subiu para 52,7 pontos em novembro, o maior nível registrado no ano. A escala vai de 0 a 100 e o indicador acima de 50 pontos demonstra otimismo.

O governador Jorginho Mello destacou os bons números da economia catarinense e reforçou que o PIB do estado cresce acima da média nacional. “ Estamos atraindo muito investimento privado. Além disso, somos o estado mais seguro do país. Esses dados, somados ao apoio oferecido pelo Governo do Estado, dão confiança para o empresário investir e gerar mais emprego e renda em Santa Catarina”, afirmou.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Economia aquecida estimula novos investimentos

A intenção de investir na indústria também segue em patamar elevado com o humor elevado do empresariado. Este índice alcançou 65,7 pontos em outubro na escala de 0 a 100, também chegando ao maior valor registrado no ano.

Ainda de acordo com a Fiesc, o índice de utilização da capacidade instalada nas fábricas de Santa Catarina foi de 79% em outubro e foi o mais alto registrado neste ano de 2024. Isso reflete que as empresas estão produzindo mais e estimulando ampliações e investimentos.

Menor taxa de desocupação dos últimos 10 anos

Santa Catarina registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 10 anos devido a economia aquecida e os investimentos em alta. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), identificou que o percentual de desocupação no estado caiu de 3,2% para 2,8% no 3º trimestre de 2024. O resultado catarinense é o terceiro menor do país, atrás apenas do Mato Grosso e Rondônia.

Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, estamos em um bom momento do emprego e Santa Catarina é destaque nacional na geração depostos de trabalho. “O governo está incentivando os investimentos privados e novas vagas serão abertas nos próximos meses. Somente o Sine tem mais de 10 mil vagas abertas para diversos setores e em todas as regiões do Estado”, completou.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) informu que SC gerou mais de 129 mil empregos formais entre janeiro e setembro. Entre os setores que geraram mais oportunidades, os serviços lideram, com 59 mil vagas abertas. Em seguida está a indústria, com 44 mil novos postos de trabalho, a construção civil, com 13 mil, e o comércio, com 12 mil.

           

             

Corredor Elétrico Catarinense será expandido para 100 municípios

A iniciativa busca ampliar postos de recarga de veículos elétricos e prevê a instalação de eletropostos a cada 50 quilômetros

O anúncio do projeto de expansão do corredor elétrico catarinense foi realizado na manhã desta terça-feira (26). A iniciativa busca atingir 100 municípios com eletropostos e preparar as regiões do Estado com infraestrutura confiável para circulação de veículos elétricos e híbridos.

A cerimônia contou com a presença do…

Continue lendo