4 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Título de Doutor Honoris Causa ao governador Jorginho Mello

O reconhecimento da Unifacvest de Lages, ao governador, se dá pela democratização ao acesso ao ensino superior / Foto: Secom SC

O Conselho Universitário do Centro Universitário Facvest – Unifacvest – CONSUN, confirmou, por unanimidade, a indicação ao conceder o Título de Doutor Honoris Causa ao Excelentíssimo Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho dos Santos Mello, no dia 6 de dezembro de 2024, às 19h, no Teatro Unifacvest. A honraria se dá pelo trabalho realizado para o Desenvolvimento de Santa Catarina e de todos os catarinenses, em especial, pelo investimento firme, massivo e decidido na Educação Superior, beneficiando milhares de acadêmicos. A homenagem irá reunir um grande número de autoridades locais e regionais, especialmente convidadas. A prefeita eleita Carmen Zanotto, terá também presença destacada na solenidade, numa forma de solidificar a aproximação com a instituição de ensino.

Lira sai em defesa de deputados indiciados por discursos em plenário

Arthur Lira afirmou que não se pode cercear o direito ao debate e à crítica em tribuna por ameaça de perseguição judicial ou policial / Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados,

Esta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, saiu em defesa dos deputados Marcel Van Hattem e Cabo Gilberto Silva, que foram indiciados pela Polícia Federal por calúnia e difamação devido a discursos feitos no plenário. Lira criticou as investigações da PF e reforçou a importância da imunidade parlamentar, afirmando que a liberdade de expressão é um pilar essencial do Estado de Direito. Ele destacou que o Parlamento não pode ser alvo de ingerências externas que limitem o exercício livre do mandato. Como se vê, desta vez, os deputados estão unidos e reação acontece. O posicionamento do Presidente da Câmara nesse contexto é uma imposição de limites contundente sobre as ações do poder judiciário, principalmente no que se refere à imunidade parlamentar.

Ontem, 28 de novembro, a lembrança do acidente com a Chapecoense

Trago hoje o fato de que o 28 de novembro será uma data que ficará para sempre marcada pela tragédia com a Chapecoense em 2016. Trago o assunto agora na coluna. Afinal, trata-se de um momento de lembrança e reflexão para muitos, especialmente para os fãs de futebol e as famílias das vítimas. O acidente aéreo envolvendo a Chapecoense, neste dia de 2016, ocorreu quando o avião da companhia boliviana LaMia, que transportava a delegação do time para a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, caiu perto de Medellín, na Colômbia. Infelizmente, 71 pessoas perderam a vida, incluindo jogadores, dirigentes, jornalistas e membros da tripulação. A tragédia marcou profundamente o mundo do futebol e a sociedade em geral. A Chapecoense recebeu o título honorário da competição e o apoio de várias entidades e torcedores ao redor do mundo.

Memorial

Um memorial foi construído no local onde o acidente aéreo da Chapecoense ocorreu, em Lá Unión, perto de Medellín, na Colômbia. Este memorial serve como um lugar de homenagem e reflexão para as 71 vítimas do trágico acidente que aconteceu. A Chapecoense e seus torcedores continuam a prestar homenagens e realizar cerimônias em memória das vítimas, tanto no Brasil quanto na Colômbia. É um gesto bonito de respeito e solidariedade.