Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Sol deve voltar a predominar na quinta-feira (5)
A primeira semana de dezembro começa com atenção para temporais com fortes ventos em Santa Catarina, associados a uma frente fria que avança pelo estado. A previsão do monitoramento meteorológico da Defesa Civil indica que essas condições devem persistir pelo menos até o fim da tarde desta segunda-feira (2).
Há condições para novos temporais com intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo de maneira isolada. Os riscos para destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais são mais altos do Extremo Oeste ao Baixo Vale do Itajaí, pegando ainda áreas de Grande Florianópolis e Planalto Sul.
Já nas demais regiões abaixo dessa faixa, incluindo a maior parte do Planalto Sul, Grande Florianópolis e Litoral Sul catarinense, o risco para ocorrências é baixo.
Confira a previsão por região
Segunda-feira
O dia começa com chuva intensa e temporais entre o centro do estado e as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, estendendo-se para o norte catarinense no decorrer da manhã. Associados aos temporais há condições para chuva forte, raios, rajadas intensas de vento e granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas, destelhamentos, queda de galhos e árvores e interrupção de energia elétrica. No final do dia, a instabilidade e a chuva diminuem do Extremo Oeste ao Litoral Sul.
Vento de nordeste a noroeste, virando para sul no decorrer do dia, ambos fracos a moderados e com rajadas fortes, principalmente no Litoral. O mar fica agitado na manhã, com ondas de nordeste/leste entre 1,5 e 2,0m que diminuem a partir da tarde.
Terça-feira
Na terça-feira (3), a instabilidade se mantém em todo estado, assim como a condição para chuva, que ocorre de forma ocasional. Nas áreas de divisa com o Paraná, a chuva ainda ocorre acompanhada por algumas trovoadas. Nestas áreas o risco é baixo a pontualmente moderado para destelhamentos e alagamentos. Nas demais regiões do estado, o risco é baixo a pontualmente moderado para alagamentos.
O vento varia de sul a sudeste, fraco a moderado. O mar volta a ficar agitado, agora com ondas de sudeste 1,5 e 2,0m e picos de até 2,5m da Grande Florianópolis para o sul. As temperaturas à tarde se aproximam dos 30°C no Grande Oeste e variam entre 19 e 23°C no restante do estado.
Quarta-feira
Na quarta-feira (4), a instabilidade e a chuva se concentram entre o centro e o norte catarinense, sobretudo nas áreas próximas da divisa com o Paraná. Nestas regiões, a chuva ocorre de forma ocasional e com intensidade fraca a moderada por alguns momentos. O vento varia de sudeste a nordeste fraco a moderado, e com rajadas entre 30 e 50km/h no Litoral Sul.
As temperaturas ficam mais baixas no amanhecer, com valores abaixo de 10°C na Serra e variando entre 13 e 17°C no restante do estado. À tarde elas ficam amenas em toda Santa Catarina e as máximas chegam aos 25°C no Extremo Oeste e Litoral Sul e variam entre 16 e 20°C no restante do estado. Mar agitado com ondas de sul/sudeste entre 1,5 e 2,0m.
Quinta e sexta
Na quinta (5) e sexta-feira (6), o sol volta a predominar no estado, o que favorece a elevação das temperaturas e por isso, condições para pancadas de chuva e trovoadas bem isoladas entre as tardes e o início das noites.