Foto Ricardo Trida/ Secom
Acumulados de chuva podem ficar em torno de 300mm, afirma Defesa Civil
Santa Catarina está em alerta para os altos volumes de chuva e temporais que devem atingir todo o estado neste fim de semana. De acordo com o monitoramento meteorológico da Defesa Civil estadual e a EPAGRI/CIRAM, são esperados acumulados em torno de 300mm nas áreas mais atingidas até a segunda-feira (8).
Diante do cenário preocupante, o risco para ocorrências associadas à chuva volumosa, assim como para enchentes e deslizamentos, é considerado alto. Entretanto, os riscos podem variar de uma região para a outra. Confira abaixo como fica o tempo em cada região.
Divisa com o RS
A aproximação da frente fria favorece a ocorrência de temporais já a partir do final da tarde desta sexta-feira (6) nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo toda a região do Grande Oeste, mas também Planalto Sul e Litoral Sul.
De acordo com a Defesa Civil, nessas regiões, o período de maior risco ocorre entre o final da tarde e início da noite, quando as tempestades vêm acompanhadas de raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos.
O tempo segue severo nessas regiões na madrugada e manhã do sábado (7).
Nas bacias hidrográficas da região, há risco alto para inundações graduais, com destaque para a bacia do Rio do Peixe, onde os rios devem atingir níveis de emergência ao longo do final de semana. Nas bacias dos rios Chapecó, Antas, Irani e Jacutinga, o risco é alto para enxurradas em rios menores, com resposta mais rápida aos volumes precipitados, e em áreas próximas às cabeceiras de bacia.
Os modelos hidrológicos indicam elevação também no rio Uruguai, podendo ocorrer extravasamentos em áreas ribeirinhas, porém vale destacar que podem ocorrer variações de acordo com as manobras dos reservatórios da região.
Vale do Itajaí
Ao longo do sábado, a área de chuva volumosa começa a migrar para o nordeste de Santa Catarina, passando a atingir de forma mais persistente e abrangente, além do Grande Oeste, o Vale do Itajaí e o Planalto Norte.
Nessas regiões, os riscos relacionados aos temporais, como ventos intensos e queda de granizo, já são menores em decorrência do afastamento da frente fria . Entretanto, aumentam os riscos associados a alagamentos e enxurradas, devido à intensidade e persistência da chuva.
Na bacia do Rio Itajaí, o risco é alto para inundações, principalmente em áreas do Médio Vale, onde os rios devem atingir níveis de emergência em Blumenau, Benedito Novo, Ascurra e Timbó. Já nos municípios do Alto Vale do Itajaí e bacia do Itajaí-Mirim, o risco é moderado para inundações, porém não se descarta a possibilidade de municípios serem atingidos.
Norte de SC
O domingo (8) e a segunda-feira (9) seguem marcados por tempo nublado e chuvoso em grande parte do estado, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas, principalmente nas áreas da divisa com o Paraná, como Planalto Norte e Litoral Norte, onde a chuva tende a ser mais volumosa, mas também no Grande Oeste e Vale do Itajaí.
Nessas regiões, são esperados até o final das condições para chuva, acumulados entre 200mm e 250mm. Em decorrência disso, o risco é alto para alagamentos e enxurradas, com possibilidade de extravasamento dos rios ao longo do final de semana e início da próxima semana.
Grande Florianópolis e Litoral Sul
Na área entre as regiões do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, a chuva também vai permanecer de forma frequente entre o domingo e a segunda-feira, porém com volumes um pouco menores, variando entre 60 e 80mm com pontuais em torno de 100mm durante todo o evento. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos e enxurradas.
Veja a previsão por dia
Sexta-feira
Nesta sexta-feira, as temperaturas devem atingir máximas entre 27 e 30°C em praticamente todo o estado. Na faixa litorânea, Vale do Itajaí e pontos do Grande Oeste os termômetros devem marcar de 31 a 35°C. O calor somado à aproximação de uma frente fria favorece condições para temporais isolados em todas as regiões, que devem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e queda de granizo.
O vento sopra de noroeste pelo estado, com fraca a moderada intensidade e com rajadas de 50 a 70 km/h. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais.
Sábado
Na madrugada do sábado (7), o avanço da frente fria reforça os temporais com chuva intensa em todo o estado. A instabilidade aumenta inicialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando para o norte ao longo do dia.
Os maiores acumulados estão previstos para o Grande Oeste e parte do Planalto Norte, onde a chuva deve ser bastante intensa na madrugada e se manter constante ao longo do dia, trazendo volumes elevados. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos.
Já na porção sul do estado, também são esperados temporais com chuva pontualmente intensa, mas os acumulados devem ser menores em comparação às demais regiões, trazendo risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais.
Domingo
No domingo (8) a frente fria se afasta, mas uma área de baixa pressão segue mantendo o tempo instável em toda Santa Catarina. Há condições para novos temporais com chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado para ocorrências associadas aos temporais, como alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Com a nebulosidade presente ao longo do dia, as temperaturas variam pouco e não passam dos 22°C no estado. O vento sopra de leste/sudeste pelo estado com fraca a moderada intensidade.
Próxima semana
Na segunda-feira (9) a área de baixa pressão segue mantendo o tempo instável em Santa Catarina, principalmente nas áreas de divisa com o Paraná. Na terça (10), a instabilidade diminui, mas o transporte de umidade do mar para a costa deixa o tempo fechado e chuvoso no litoral e áreas próximas.