Diversos estabelecimentos foram notificados. Imagem: Imetro-SC.
Dos 115.449 produtos fiscalizados, foram encontrados 2.127 itens com irregularidades
Com a chegada do período natalino o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) reforçou a fiscalização de produtos em Santa Catarina com a “Operação Especial Natal Seguro”. Fiscais dos órgãos estão nas ruas para verificar a segurança e a qualidade dos brinquedos, bicicletas infantis e luminárias pisca-piscas a venda no comércio. Dos 115.449 produtos fiscalizados, foram encontrados e apreendidos 2.127 itens com irregularidades, os estabelecimentos notificados. As empresas têm prazo de 10 dias para apresentarem defesa ao Instituto.
Segundo o diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, Vinícius Moreira, o maior número de irregularidades dizem respeito a brinquedos sem a certificação, ou com a certificação de outro produto. “No caso dos pisca-piscas, foi constatado que alguns lotes não tinham a devida marcação, o que não está de acordo com a legislação”, explicou. O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, destacou que o objetivo da Operação é garantir a segurança do consumidor. “O Selo do Inmetro no produto indica que ele passou por testes e está em conformidade com as normas de segurança”, reforçou.
A ação buscou identificar produtos, como brinquedos e bicicletas, que não foram certificados. Já as luminárias natalinas são verificadas para que as informações obrigatórias sejam repassadas para os consumidores, da mesma forma se o plugue do equipamento está no padrão brasileiro. Denúncias sobre produtos irregulares podem ser repassadas para o Imetro-SC através da ouvidoria através do e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
Combate a corrupção em SC resultou no bloqueio de R$ 22 milhões
No total 50 pessoas foram presas, 488 mandados de busca e apreensão cumpridos e 40 agentes públicos afastados dos cargos
Apenas este ano as seis Delegacias de Combate à Corrupção da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) realizaram 39 operações, em mais de 60 municípios e cinco estados. Nestas ações 50 pessoas foram presas, 488 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e 40 agentes públicos afastados dos cargos. Junto com outras…