Foto: Alexandre Loureiro/COB
Cerimônia foi realizada na noite desta quarta no Rio de Janeiro
A ginasta Rebeca Andrade e o atleta da marcha atlética Caio Bonfim receberam os prêmios de Melhor do Ano – Troféu Rei Pelé, que elege os melhores atletas da temporada entre todas as modalidades, na noite dessa quarta-feira (11) no Rio de Janeiro, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico.
Rebeca, que disputava o prêmio com Ana Sátila (canoagem) e Beatriz Souza (judô), teve um ano de 2024 especial e se transformou em Paris (França) na maior medalhista olímpica do Brasil em todos os tempos, com seis conquistas. “Gostaria de deixar um beijo e um agradecimento muito especial por este prêmio. Meu quarto prêmio de melhor do ano”, declarou a ginasta em uma mensagem por vídeo, já que não pode comparecer à cerimônia, .
Na disputa masculina Caio Bonfim superou Edival Pontes (taekwondo) e Isaquias Queiroz (canoagem). “Acho que sou o primeiro atleta olímpico a ganhar a sua medalha olímpica apenas na quarta edição. Mas nesta quarta Olimpíada aprendi uma lição: acredite nos seus sonhos”, declarou. O atleta conquistou uma histórica medalha de prata na capital francesa e a primeira do Brasil na marcha atlética.
Votação popular
Outro ponto alto da cerimônia foi a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva para o técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães. A homenagem é destinada a personalidades do esporte que representam os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo.
“É um enorme prazer estar aqui recebendo essa honraria. O Adhemar Ferreira da Silva é um dos maiores ícones do nosso esporte, trouxe valores muito importantes. Agradeço muito por ser o 23º a receber esse troféu”, declarou Zé Roberto.
Também foram revelados os vencedores de três prêmios escolhidos por votação popular: o troféu de Atleta Revelação, o Prêmio Inspire e o Atleta da Torcida. O primeiro ficou com Gustavo Bala Loka Oliveira, que se tornou o primeiro atleta a representar o Brasil em uma edição dos Jogos Olímpicos no BXM Park Freestyle. Em Paris ele garantiu uma sexta colocação.
A canoísta Ana Sátila, que disputou 12 provas em três categorias nos Jogos de Paris faturou o Prêmio Inspire. Ela foi considerado um exemplo de perseverança ao ao competir no caiaque (K1), ficando na quarta colocação, n canoa (C1), alcançando a quinta posição, e no caiaque cross, com o oitavo lugar. A final o prêmio de Atleta da Torcida ficou com Caio Bonfim.
Prêmios coletivos
O Prêmio Brasil Olímpico também celebrou a performance das equipes do Brasil. A primeira foi a equipe mista de judô, que recebeu o troféu de Melhor Evento Misto, pela conquista, em Paris, da primeira medalha olímpica da história do Brasil nesta categoria. Já o troféu da Equipe do Ano foi dado à seleção brasileira de futebol feminino, que em 2024 conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris.
Lula realiza procedimento médico e já está conversando
Uma veia no interior do crânio do presidente foi “entupida” para evitar novas hemorragias no cérebro
O procedimento intracraniano que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou na manhã desta quinta-feira (11) foi finalizado. Segundo o médico do presidente, Roberto Kalil Filho, a embolização de artéria meníngea média “foi um sucesso”. “Começou às 7:10 da manhã. Acabou de terminar o procedimento, foi um sucesso, a equipe médica conseguiu embolizar aquela artéria” disse o especialista em uma declaração rápida à imprensa no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.