Foto Ricardo Trida/ Secom
Condições para chuva forte e ventos intensos se estendem entre esta sexta (13) e sábado (14)
A Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas meteorológicos sobre chuvas intensas e temporais isolados que devem atingir o estado a partir desta sexta-feira (13).
Segundo o Inmet, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas, com condição para granizo em pontos localizados, especialmente na metade oeste dos três estados da região Sul a partir da madrugada desta sexta até o meio-dia.
Ainda segundo o aviso do Inmet, os acumulados de chuva neste período devem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Já os ventos intensos podem ficar entre 40 e 60 km/h. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo.
Os temporais no Oeste catarinense são provocados por novas áreas de instabilidade, formadas pelo calor e umidade e perturbações no escoamento do vento em altos níveis da atmosfera, associados à formação de uma ampla área de baixa pressão atmosférica.
As áreas mais atingidas podem ser o sul e leste gaúcho, com condições para rajadas de vento acima dos 60 km/h e pancadas de chuva eventualmente fortes. Na segunda-feira (16), o sistema deve se deslocar para alto-mar.
Defesa Civil
Segundo a Defesa Civil estadual, os temporais com chuvas intensas fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo devem atingir Santa Catarina com mais intensidade entre a tarde de a noite desta sexta-feira. As regiões mais afetadas por este sistema são o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, mas também áreas do Planalto Sul e Baixo Vale do Itajaí.
O risco nessas regiões é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, alagamentos e enxurradas pontuais. As demais áreas do estado também podem ser afetadas e estão em observação pela SDC, com risco baixo para ocorrências.
A partir da madrugada do sábado (14), a chuva ganha força no litoral, sobretudo entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, onde deve ocorrer com forte intensidade e acompanhada de ventos persistentes.
Idoso fica um dia preso em carro capotado após acidente na BR-282
Homem foi resgatado com ferimentos sérios e confusão mental
Um homem de 69 anos foi resgatado de dentro de um carro capotado em uma ribanceira às margens da BR-282 em Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina, na tarde dessa terça-feira (11). A vítima estava com ferimentos sérios e relatou aos socorristas que estava há pelo menos um dia preso no veículo.
Continue lendo