O governador entregou as quatro primeiras carteiras de identificação das pessoas com fibromialgia. Imagem: Roberto Zacarias/Secom.
No evento também ocorreu o lançamento da Carteira de identificação das pessoas com fibromialgia
Com o novo sistema será possível o credenciamento e a emissão digital das carteiras de passe livre intermunicipal e de identificação das pessoas com autismo ou fibromialgia. A ação foi realizada pelo Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). No evento, realizado na última quinta-feira (12), o aplicativo “FCEE Digital” foi apresentado na Casa da Agronômica.
No ato também ocorreu o lançamento da Carteira de Identificação das Pessoas com Fibromialgia, documento aguardado desde junho de 2024, quando foi sancionada a Lei Estadual nº 18.928, que reconheceu as pessoas com fibromialgia como pessoas com deficiência, tendo acesso a diversos benefícios sociais.
Para o governador Jorginho Mello o lançamento coloca Santa Catarina na era da modernidade, com a carteira digital. Ele destacou que a ação vai facilitar a vida das pessoas. “Nós temos que facilitar a vida das pessoas, melhorando o acesso ao transporte coletivo, o transporte municipal e intermunicipal e aos documentos, conforme a legislação que garante isso as pessoas que tem algum tipo de deficiência”, ressaltou o governador.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O aplicativo vai facilitar o acesso aos benefícios para as pessoas com deficiência no território catarinense, garantindo a inclusão digital de forma prática e segura. Com o novo sistema, as pessoas agora poderão fazer o requerimento online do benefício, anexando os documentos solicitados, e, após análise da documentação, terão acesso ao documento em versão digital através do próprio aplicativo. As carteiras impressas continuarão sendo emitidas, quando solicitado.
Na cerimônia, o governador também entregou as quatro primeiras carteiras de identificação das pessoas com fibromialgia de Santa Catarina. Atualmente existe cerca de 100 mil pessoas diagnosticadas com a doença em Santa Catarina. É uma doença crônica que causa dor generalizada nos músculos e esqueleto, além de outros sintomas como fadiga, distúrbios do sono, dificuldades cognitivas e transtornos emocionais.
Desfile de Natal ocorre neste sábado (14) em Florianópolis
Fique atento as mudanças do trânsito na avenida Beira Mar Norte
Em continuidade a programação natalina de Florianópolis, neste sábado, ás 20 horas, ocorre o Desfile de Natal. O evento será realizado na avenida Beira Mar Norte, saindo do bolsão da Casan até o Trapiche. Os organizadores afirmam que será “uma noite de magia, alegria e de muita inspiração”, com surpresas e atrações para todas as…