Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Temporais começam no Grande Oeste e se deslocam para o litoral no sábado (14)
O fim de semana vai chegando com a volta das condições para temporais com chuva intensa e ventos fortes em Santa Catarina. A sexta-feira (13) já começou com pancadas isoladas no litoral e chuva no Extremo Oeste, devido à formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical com centro entre o Litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai.
O monitoramento meteorológico da Defesa Civil chama a atenção para o sábado (14). A partir da madrugada, a chuva ganha força no litoral, sobretudo entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, onde pode haver risco para alagamentos e enxurradas pontuais, além de destelhamentos e danos na rede elétrica.
As rajadas de vento devem apresentar intensidade moderada a forte em alguns momentos, com valores entre 50 e 70 km/h. O risco é moderado nas áreas mais próximas à costa e baixo no interior do continente para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos e árvores e danos na rede elétrica.
Confira a previsão por região
Sexta-feira
Esta sexta-feira já começou com tempo instável e muitas nuvens em todas as regiões do estado. A chuva começa a partir do final da manhã pelo Extremo Oeste e ocorre acompanhada por temporais, com raios, rajadas fortes de vento e granizo, condição que se estende para as demais regiões entre a tarde e a noite. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores, além de interrupção de energia elétrica.
O vento varia de nordeste a noroeste, mais intenso no Litoral Sul e áreas altas, onde ocorrem rajadas entre 40 e 60km/h com risco baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas ao vento persistente.
Sábado
O sábado começa com chuva e temporais isolados em todas as regiões, por influência da frente fria, que se desloca rapidamente pelo estado. O sistema começa a se afastar para o mar entre o final da manhã e a tarde. O risco é moderado para ocorrências associadas a temporais como destelhamentos, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais.
O vento predomina de nordeste no Litoral e áreas próximas com intensidade moderada, entre 30 e 40km/h, com rajadas fortes que superam 60km/h, favorecendo risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas. No restante do estado, o vento vira para oeste/sudoeste com intensidade fraca a moderada e com rajadas entre 40 e 50km/h entre o Meio-Oeste e o Planalto Sul O mar fica muito agitado com ondas de nordeste entre 2,0 e 2,5m e picos de 3,0m de Florianópolis ao Litoral Sul, com risco moderado a alto para atividades no mar.
Domingo
No domingo, o sol predomina e as temperaturas se elevam em todas as regiões catarinenses, com máximas superando os 30°C. Entre a tarde e a noite, a nebulosidade volta a aumentar em toda a divisa com o Rio Grande do Sul e retornam também as condições para pancadas de chuva e trovoadas isoladas, devido ao calor combinado ao deslocamento de umidade forçado pelo ciclone no mar.
O vento predomina de oeste/sudoeste em todo estado, com intensidade fraca e moderada (entre 25 e 35km/h) e com rajadas persistentes entre os planaltos e o Litoral, que variam entre 40 e 60km/h. O mar permanece muito agitado com ondas de leste/nordeste entre 2,0 e 2,5m e picos de 3,0m de Florianópolis ao Litoral Sul, com risco moderado a alto para atividades no mar.
Próxima semana
Na segunda-feira (16), o deslocamento de umidade provocado pelo ciclone no mar, continua mantendo a presença de muitas nuvens e a condição para chuva ocasional desde o Planalto Sul até o Litoral Sul e na Grande Florianópolis. Na terça-feira (17), uma massa de ar seco passa a atuar em Santa Catarina, deixando o tempo firme e ensolarado em todas as regiões.
Desfile de Natal ocorre neste sábado (14) em Florianópolis
Fique atento as mudanças do trânsito na avenida Beira Mar Norte
Em continuidade a programação natalina de Florianópolis, neste sábado, ás 20 horas, ocorre o Desfile de Natal. O evento será realizado na avenida Beira Mar Norte, saindo do bolsão da Casan até o Trapiche. Os organizadores afirmam que será “uma noite de magia, alegria e de muita inspiração”, com surpresas e atrações para todas as idades.